Flamengo vençe Racing por 1 a 0 no Maracanã e sai na frente na semifinal da Libertadores
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado
Pela primeira vez, as Forças Armadas abriram o alistamento militar voluntário para mulheres. As candidatas devem ter nascido em 2007 e completar 18 anos em 2025. O período de inscrições vai até 30 de junho, com a incorporação prevista para março ou agosto de 2026, dependendo do semestre de seleção.
Número de vagas e progressão
Neste ano, são oferecidas 1.465 vagas, distribuídas entre as três forças:
-Exército: 1.010 vagas
-Aeronáutica: 300 vagas
-Marinha: 155 vagas
O número de vagas destinadas a mulheres crescerá progressivamente até alcançar 20% do total disponível no serviço militar. Atualmente, as mulheres representam cerca de 10% do efetivo das Forças Armadas, com 37 mil profissionais.
Processo de seleção
As candidatas passarão por entrevistas, testes físicos e exames de saúde. A função designada varia conforme a força:
-Marinha: Marinheira-recruta
-Exército: Soldado
-Aeronáutica: Soldado de segunda-classe
Locais de alistamento
O alistamento está disponível para residentes de 28 municípios em 14 estados, incluindo cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
Cuidados com golpes
As Forças Armadas alertam para golpes envolvendo emissão de certificados militares. O alistamento só deve ser realizado presencialmente nas juntas de serviço militar ou pelo site oficial, com pagamentos feitos exclusivamente na página do alistamento.
Histórico das mulheres nas Forças Armadas
Embora o alistamento seja uma novidade, mulheres já ingressavam nas carreiras militares desde a década de 1980, principalmente em áreas como saúde, ensino e logística. Elas também podem atuar na área combatente após aprovação em concursos públicos para instituições como o Colégio Naval, a EsPCEx e a EPCAR.
O alistamento militar, regulamentado desde 1874, passa por uma nova fase, marcando um avanço na inclusão feminina nas Forças Armadas do Brasil.
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado