Quem é Davi Alcolumbre que venceu o “Golias”

Memes nas redes sociais mostrando a vitória do novo presidente e a derrota de Renan Calheiros começaram logo que a apuração se encerrou

Por Plox

02/02/2019 20h03 - Atualizado há cerca de 5 anos

Eleito presidente do Senado, com 42 votos, após tumultuadas sessões de votação, o senador David Samuel Alcolumbre Tobelem, conhecido como Davi Alcolumbre (DEM), recebe nas redes sociais referências à luta das narrações bíblicas, comparando sua vitória com a batalha entre Davi e Golias.


A referência, meio poética e humorada, começa com o fato do eleito representar o pequeno estado do Amapá. Outra lembrança e referência é o fato do eleito ser um dos poucos do Senado que não tem curso superior. 


Por outro lado, havia rumores de que o senador José Renan Vasconcelos Calheiros (MDB), ou simplesmente Renan Calheiros, de Alagoas, ganharia o pleito. Ele já foi Presidente do Senado Federal do Brasil por três vezes. Dirigiu a Casa entre os anos 2005 e 2007, quando, após receber diversas denúncias de corrupção, renunciou ao cargo.


Calheiros voltou à Presidência em 2013 e se manteve no cargo até 2015, quando ganhou novamente a posição e ficou até 2017. Quanto às denúncias de corrupção, seus colegas de Senado o absolveram em 2013.

senador
 
 
Apoiadores de Davi Alcolumbre, que assume o cargo já ocupado por Renan em várias ocasiões, agora o comparam ao Davi, da bíblia, que embora fosse de pequeno tamanho e com pouca força, venceu Golias, um gigante. 


Esse Davi foi vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Macapá, capital do Amapá, de 2001 a 2003. 


Em 2002, atuando como vereador ele dá um salto e se elege deputado federal pelo seu estado, sendo reeleito em 2006 e 2010. 
 
Atualmente faz parte do Diretório Nacional Democratas, partido ao qual se ingressou.

presidente do senado


Davi é Judeu ortodoxo e nasceu em Macapá, no dia  de junho de 1977. Ele é casado e tem um filho.

Destaques