Após ter data de entrega adiada, novo viaduto em Fabriciano será reinaugurado segunda-feira (5)

Obra que duraria seis meses, inicialmente, será entregue com pouco mais de ano

Por Marcelo Augusto

02/02/2024 10h02 - Atualizado há 3 meses

Está marcada para a próxima segunda-feira (5), a reinauguração do novo viaduto de Coronel Fabriciano, no trevo Pastor Pimentel, no bairro Melo Viana. O trecho, que liga a região do centro da cidade, por meio da avenida Magalhães Pinto, estava interditado há mais de um ano para realização das obras.

Foto: Divulgação PMCF

 

Segundo informações confirmadas pela administração municipal, está confirmada a presença do Secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Gustavo Valadares. Devem estar presentes secretários municipais, além do prefeito Marcos Vinícius e deputados estaduais e federais oriundos da região do Vale do Aço.

Foto: Divulgação PMCF

 

Atraso nas obras

Inicialmente, a obra teria o prazo de apenas seis meses. Ela seria custeada com 50% com orçamento municipal e 50% de recursos federais, totalizando um valor de quase R$ 6 milhões. No entanto, a data de entrega foi adiada devido a dificuldades técnicas.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX / arquivo

 

“A Secretaria [de Governança de Obras e Serviços Urbanos] informa que provavelmente  será necessário um prazo maior do que os 6 meses inicialmente previstos em razão das dificuldades técnicas identificadas no início das obras”, diz a nota enviada a nossa redação naquele período. Em relação ao custo da obra, a prefeitura fez questão de salientar que não houve nenhum gasto a mais em “relação ao orçamento inicial previsto, de R$ 5,3 milhões, sendo parte em recursos próprios do município”, disse a nota da prefeitura à época.

Com uma nova previsão de ser entregue no aniversário da cidade, em janeiro deste ano, a data foi mais uma vez adiada. Desta vez, o prefeito Marcos Vinícius foi quem divulgou a nova data, 5 de fevereiro. 

Foto: Divulgação PMCF

 

O prefeito destacou que ainda há trabalhos finais a serem concluídos antes da inauguração, incluindo marcação viária, sinalização, colocação de tachões, conclusão dos passeios e outros detalhes. "Temos marcação viária a ser feita, temos a sinalização, tachões para serem colocados, passeios a serem concluídos, entre outras coisas", afirmou. O secretário de obras, Fabrício Farias, que acompanhou o prefeito, reforçou que, considerando o pouco que falta para a conclusão, não seria adequado inaugurar o viaduto com esses serviços pendentes.

De acordo com alguns motoristas entrevistados pelo Plox, a entrega do viaduto será um alívio para o trânsito, principalmente nos horários de pico, para diminuir ou até acabar com o congestionamento que os desvios para a obra resultavam. 

viaduto-fabri-3
Foto: reprodução/WhatsApp

 

Outro ponto que deve ser extinto é o fato de caminhões agarrarem sob o viaduto. A nova obra elevou a plataforma, o que permitirá caminhões de carga trafegarem pelo local sem risco de travamento.


 

Destaques