Ipatinga

educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Plataforma Educativa do Instituto Usiminas disponibiliza conteúdo para volta às aulas

    Cursos, oficinas, contações de histórias, palestras, visitas mediadas e projetos de educação ambiental podem ser utilizados por educadores em aulas presenciais e remotas

    Por Plox

    02/03/2021 18h09 - Atualizado há 8 meses

    Com foco em temáticas e metodologias das artes para a realização de aulas e projetos integrados em escolas, a Plataforma Educativa do Instituto Usiminas apresenta propostas de conteúdos aos professores e arte-educadores. Os diversos conteúdos podem ser utilizados na volta às aulas, tanto presenciais quanto remotas. O espaço virtual conta com cursos, oficinas, contações de histórias, palestras, visitas mediadas e projetos de educação ambiental. 

    Foto: Divulgação

     

    A Plataforma Educativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pode ser acessada, gratuitamente, pelo site educativoinstituto.usiminas.com. Para facilitar a navegação à Plataforma, o Instituto Usiminas preparou uma cartilha orientativa, que foi enviada para as secretarias das escolas das redes públicas e particulares de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Escolas e educadores interessados em receber o material podem entrar em contato com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 31.3822.2215.

    Foto: Divulgação

     

    Lançada em dezembro de 2020, como extensão da Ação Educativa do Instituto Usiminas, a Plataforma Educativa possui conteúdo voltado para a formação cultural de comunidades escolares localizadas em todo o Brasil e em outros países falantes de Língua Portuguesa, além de oferecer tradução em Libras. Os conteúdos estão alinhados às orientações do MEC, sintetizadas na Base Nacional Curricular Comum, e da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). 

    De acordo com a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, por meio da Plataforma Educativa, a Usiminas e o Instituto Usiminas proporcionam diversas experiências com a educação, a arte e a cultura. “Desenvolvemos um projeto de preparação e desenvolvimento de conteúdos que possam ser acessados em escolas ou em qualquer lugar onde há o desejo de ampliar horizontes culturais, fazendo uma educação comprometida com a humanidade e com o mundo no contexto atual”, ressalta Penélope.

    Formação para educadores

    Os cursos de formação da Ação Educativa são desenvolvidos por profissionais das áreas de arte, educação e cultura, alinhados a valores e objetivos estratégicos do Instituto Usiminas para o desenvolvimento humano sustentável. Com o Programa de Formação para Professores e Arte-educadores, o Instituto Usiminas promoveu troca de conhecimentos e reflexões transpondo fronteiras e suas ações tiveram alcance nacional e internacional.

    Na Plataforma Educativa, os cursos são organizados em videoaulas, com exercícios e materiais de apoio. A Ação Educativa do Instituto realiza também encontros síncronos para marcar o lançamento de cada novo curso, com a participação dos docentes e pesquisadores que elaboraram as propostas. Raquel Vieira, Kiara Terra, Stela Barbieri, Tião Rocha são alguns dos palestrantes que ministraram cursos pelo Programa de Formação de Professores e Arte-educadores da Ação Educativa do Instituto Usiminas. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]