Brasil

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Professor lista 5 pontos para entender a crise entre Ucrânia e Rússia

    Crise entre os dois países já dura alguns meses, com a ameaça de invasão e presença do exército russo na fronteira

    Por Plox

    02/03/2022 15h37 - Atualizado há cerca de 2 anos

    Desde 24 de fevereiro, todo o mundo observa a ação militar da Rússia em território ucraniano. A invasão já gerou diversas mortes de civis, destruição em cidades da Ucrania e muita polêmica sobre as motivações do presidente russo Vladimir Putin. A crise entre os dois países já dura alguns meses, com a ameaça de invasão e presença do exército russo na fronteira.

    Foto: Divulgação

     

    O professor de Geografia, Jair Henrique Iliano de Castro, listou alguns pontos essenciais para entender em que cenário geopolítico o conflito acontece neste momento.

    Conflito Rússia X Ucrânia  

    1º A questão envolve muita história. O leste europeu, onde se localiza a Ucrânia, fez parte ou foi área de influência da extinta URSS, que tinha como coração pulsante a temida Rússia.

    2º Esse contexto histórico nos dá uma informação importante: a Ucrânia foi muito influenciada pela cultura da Rússia, logo, o leste ucraniano possui grande porcentagem da população que fala a língua russa. Nessa região existem dois movimentos separatistas que ficaram bastante famosos, Donetsk e Lugansk, numa área que é conhecida como Donbass. Eles exigem independência e recebem apoio do governo russo.

    3º O enigmático Vladimir Putin - “dono” da Rússia desde 2000, e com possibilidade de governar até 2036, o presidente russo nunca escondeu que expansão territorial é algo que o agrada. E tem mais coisa nesse imbróglio: o território ucraniano é ponto de passagem da grande arma russa, o gás natural. Boa parte da Europa depende do gás natural russo para aquecimento no inverno, e a Ucrânia é ponto estratégico para a chegada desse gás no continente europeu. Logo, manter a Ucrânia por perto é geopoliticamente importante.

    4º O papel dos EUA, Otan e União Europeia - O próximo passo é entendermos a influência ocidental nessa situação. Nos últimos anos, a Ucrânia vem sendo seduzida por alguns convites, como a aproximação com a União Europeia e a possível entrada na Otan. E por que isso desagrada Vladimir Putin? Na visão do líder russo, essa aproximação da Ucrânia com o ocidente coloca em risco a soberania russa. Países que ingressam na Otan (aliança militar criada na guerra fria para defender os interesses ocidentais) acabam recebendo tropas e, muitas vezes, bases militares dessa aliança. Essa questão, para Vladimir Putin, é inaceitável.

    5º E a guerra? Nessa queda de braço, ninguém está disposto a perder. A Ucrânia segue sua aproximação com o Ocidente e a Rússia faz os primeiros movimentos de invasão. Lembram de Donetsk e Lugansk? Pois então, Putin já reconheceu a independência desses lugares, ou seja, para o presidente russo essas regiões não são Ucrânia. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]