TV BOX: Anatel quer deixar "gatonet tão ruim que ninguém vai querer comprar"

Tem usuários de TV BOX ligando para Anatel reclamando que "parou de pegar os canais"

Por Plox

02/03/2023 11h44 - Atualizado há mais de 2 anos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem intensificado o combate à pirataria na TV por assinatura com o bloqueio das caixinhas de IPTV, que são dispositivos utilizados para acessar canais de TV pagos de forma ilegal, conhecidos como "gatonet". O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou durante evento em Barcelona que o plano é deixar a experiência do usuário tão ruim que ninguém mais vai querer comprar.

Desde o início da intensificação do combate ao gatonet, no início de fevereiro, as queixas na Anatel aumentaram, mostrando que muitos usuários não sabem que estão cometendo um crime ao utilizar esses dispositivos. Além disso, quem compra gatonet não tem garantia alguma e corre o risco de jogar dinheiro fora e se expor a ameaças virtuais.

A estratégia da Anatel é tornar a prática da pirataria tão ruim que não valha a pena. Quando a experiência é ruim, o usuário é empurrado para uma alternativa mais conveniente, e se forem oferecidos preços mais convidativos pelas plataformas legais, a mudança será ainda mais rápida. A indústria da música é um exemplo disso, com a popularização do Spotify como alternativa legal à pirataria de faixas musicais.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, participando de evento em Barcelona, disse a jornalistas que o combate ao gatonet com o bloqueio das caixinhas de IPTV no início de fevereiro fez as  queixas na Anatel aumentarem.

"Já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar. Ele [o usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito", disse Baigorri, de acordo com o site TelaViva. Tem usuários de TV BOX ligando para Anatel reclamando que "parou de pegar os canais"
 


Clique no botão vermelho para assistir
 

O bloqueio de sites offshore dedicados à pirataria é uma das ferramentas mais eficientes no combate à pirataria, e a Anatel está começando a fazer isso. Diversos estudos mostraram reduções drásticas na pirataria com o bloqueio de sites e dispositivos piratas, como Portugal, que teve queda de 69,7%, e Austrália, com menos 53%.

A Anatel avalia não ter autoridade para fechar sites e apps de pirataria, mas está finalizando um acordo com a Ancine para derrubar esses sites e apps. Uma vez que as pessoas passem a usar plataformas legais, também acontece uma mudança de hábito, reforçando o comportamento positivo.

 

Veja também: Vendedores clandestinos de TV Box desafiam Anatel: “Faremos outro domínio”

Destaques