Coronavírus: primeira morte no Brasil foi em MG, em janeiro

Afirmação foi feita pelo Ministério da Saúde, nessa quinta-feira (2); governo de MG disse que não tinha conhecimento do caso

Por Plox

02/04/2020 22h29 - Atualizado há cerca de 4 anos

Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Saúde informou que a primeira morte por coronavírus no país foi em Minas Gerais, e que a morte aconteceu em janeiro, cerca de um mês antes do primeiro caso registrado no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vítima é uma idosa, de 75 anos, que veio a óbito no dia 23 de janeiro, sendo diagnosticado posteriormente a infecção por Covid-19. A descoberta aconteceu após uma investigação de casos retroativos.

Ainda de acordo com o Ministério, a mulher foi o primeiro caso no país com óbito, e não o caso registrado em São Paulo, no dia 26 de fevereiro, no qual a vítima foi um homem.

 

coronavírus-mgA informação foi dada em coletiva do Ministério da Saúde, nessa quinta-feira (2). Foto: reprodução/Youtube
 

Wanderson de Oliveira, secretário nacional de Vigilância em Saúde disse que o Ministério da Saúde está fazendo inspeções em casos passados, onde as vítimas teriam morrido por alguma crise respiratória grave. Ainda segundo os dados do Governo federal, 1.587 pacientes, dos 23.999 que foram internados por problemas respiratórios, testaram positivo para a doença.


Governo de MG

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais disse que está aguardando mais informações do Governo Federal, sobre a morte da idosa de 75 anos, para poder apurar os fatos.

Após a afirmação do Ministério da Saúde, durante coletiva, o Governo de MG disse em nota que desconhecia o caso, porém, aguardava informações para tomar as medidas necessárias.

"Diante disso, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Minas Covid-19 aguarda, neste momento, o envio das informações oficiais pelo Ministério da Saúde para que possa fazer a identificação do caso e adotar as medidas pertinentes", disse a Secretaria de Estado da Saúde.
 

Destaques