Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Lazer
Explorando a Semana Santa e o descanso na natureza próximo a Belo Horizonte
Tradicionais festas religiosas de Minas atraem milhares de turistas todos os anos, mas feriado também é boa oportunidade para relaxar em meio à natureza
02/04/2023 às 11:45por Redação Plox
02/04/2023 às 11:45
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Semana Santa é uma época de tradições e celebrações religiosas em Minas Gerais, atraindo visitantes de todo o Brasil. Entre os dias 7 e 9 de abril, cidades históricas como Sabará, Ouro Preto, Mariana, São João del Rey, Tiradentes e Congonhas oferecem uma rica programação de encenações e cerimônias. Além disso, o período também é uma excelente oportunidade para relaxar e aproveitar a natureza em refúgios verdes próximos a Belo Horizonte.
Foto - Acervo Secult Ouro Preto
Tradições religiosas nas cidades históricas
Sabará se destaca pela procissão de penitência na sexta-feira, com fiéis subindo ladeiras do centro histórico até a Capela do Senhor Bom Jesus. A encenação da Paixão de Cristo e a celebração do Domingo de Páscoa são outros destaques na cidade.
Em Ouro Preto, a confecção dos tapetes de serragem é um dos pontos altos da festa, juntamente com música sacra e encenações nas escadarias das igrejas centenárias. A cidade vizinha, Mariana, também conta com celebrações, como as que ocorrem na Catedral da Sé, que volta a receber eventos após oito anos de reforma.
A gastronomia é o destaque em Tiradentes, além das celebrações da Semana Santa com tapetes de serragem e procissões saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio. A cidade vizinha, São João del Rei, atrai fiéis com o Ofício das Trevas, realizado na quarta-feira.
Refúgios na natureza para relaxar
O Santuário do Caraça, a 122 km de Belo Horizonte, oferece um equilíbrio perfeito entre natureza e tradição religiosa. A paisagem de montanhas, cachoeiras e rica fauna e flora se mistura às atrações arquitetônicas do complexo tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual.
Serra do Cipó, próxima a BH, conta com mais de 60 quedas d'água e trilhas diversas para caminhadas e pedaladas. Algumas cachoeiras cobram taxa de visitantes, então é importante verificar antes.
Por fim, o distrito itabirano de Serra dos Alves, a 100 km de Belo Horizonte, é uma alternativa para quem busca calmaria e paisagens naturais. O local conta com cânions, cachoeiras e um mirante natural, o Morro Redondo, ideal para meditar e contemplar o pôr do sol.