Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Desaprovação à economia cresce e atinge maioria dos brasileiros, diz pesquisa

Estudo aponta que 56% dos brasileiros avaliam piora econômica nos últimos 12 meses e poder de compra caiu para 81%

02/04/2025 às 13:58 por Redação Plox

A mais recente pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revelou que a maioria dos brasileiros está insatisfeita com os rumos da economia nacional. Segundo o levantamento, 56% da população acredita que a situação econômica do país piorou nos últimos 12 meses.


Imagem Foto: Agência Brasil

Esse percentual representa um aumento expressivo em relação ao levantamento anterior, feito em janeiro, quando 39% dos entrevistados tinham essa percepção negativa. Em contrapartida, a parcela da população que viu melhora na economia caiu de 32% para 26%. Já aqueles que consideram que a situação se manteve estável passaram de 25% para 16%.


A pesquisa também investigou a percepção sobre o direcionamento geral do país. Para 56% dos entrevistados, o Brasil está no caminho errado — um crescimento de 6 pontos percentuais desde janeiro. Apenas 36% acreditam que o país segue na direção certa, enquanto 8% não souberam ou preferiram não responder.


Outro aspecto abordado foi o mercado de trabalho. Mais da metade dos entrevistados, 53%, declarou estar mais difícil conseguir emprego atualmente do que há um ano. Esse índice cresceu em relação a dezembro de 2024, quando 45% manifestaram essa opinião. Já 35% disseram estar mais fácil conseguir uma vaga, uma queda significativa frente aos 49% registrados anteriormente.


Quando questionados sobre os preços, 88% dos entrevistados relataram perceber aumento no valor dos alimentos no último mês. Apenas 6% disseram que os preços diminuíram e outros 6% indicaram que se mantiveram estáveis. Quanto aos combustíveis, 70% afirmaram que houve aumento, enquanto 16% não perceberam alterações e 5% notaram redução.


Em relação ao poder de compra, 81% dos brasileiros disseram que ele diminuiu em comparação a um ano atrás, um salto em relação aos 68% registrados em dezembro passado. Apenas 9% afirmaram que seu poder de compra permaneceu igual e outros 9% acreditam que houve aumento.


O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Brasil, entre os dias 27 e 31 de março. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.


Compartilhar a notícia

para você
DNIT inicia bases para construção da ponte sobre o Ribeirão Prainha na BR-381, em Antônio Dias
GERAL

DNIT inicia construção de ponte na BR-381 na região do Vale do Aço

Ponte é uma das últimas obras no lote 3.1 para duplicação da rodovia federal

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m
ESPORTES

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m

Lenda do skate atinge 94 km/h ao descer fachada de prédio público em Porto Alegre e faz história no esporte

São-camilo.jpg
SAúDE

Justiça de Timóteo determina a utilização de leitos de UTI Neonatal para pacientes de coronavírus

 Neymar e Bruna Biancardi tiveram um relacionamento de quase dois anos  Reprodução/ Instagram
FAMOSOS

Neymar sugere reconciliação com Bruna Biancardi em pedido público via Instagram

O jogador do Al-Hilal, Neymar, faz um apelo a Bruna Biancardi, sua ex, para que ela o siga novamente na plataforma, em meio a especulações de reatamento.