Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

PF desmonta esquema de mineração ilegal entre Nova Lima e Itabirito

Operação Água Suja apura extração clandestina de minério de ferro em área de 5 mil m² e mira crimes ambientais e financeiros

02/04/2025 às 11:16 por Redação Plox

Uma megaoperação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (2) pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Receita Federal, com o objetivo de desmantelar atividades ilegais de mineração e crimes financeiros na região do Quadrilátero Ferrífero, especificamente no bairro Balneário Água Limpa, entre as cidades de Nova Lima e Itabirito, na Grande BH.


Imagem Foto: Divulgação

Denominada Operação Água Suja, a ação visa interromper a extração clandestina de minério de ferro e investigar os danos ambientais provocados por essa atividade ilícita. As apurações revelaram a atuação de uma organização criminosa que explorava, sem autorização, matéria-prima pertencente à União, utilizando uma cava a céu aberto com cerca de seis metros de profundidade em uma área de aproximadamente 5.000 m².


Durante o cumprimento dos 23 mandados de busca e apreensão, realizados em dez municípios mineiros, foram apreendidos 23 veículos e suspensas as atividades de quatro empresas de beneficiamento de minério de ferro — conhecidas como “peneiras” — todas localizadas em Sete Lagoas, na região Central do estado.


Segundo as investigações, o grupo criminoso utilizava olheiros e indivíduos armados para garantir a segurança das operações ilegais. A Receita Federal também atua na identificação de ocultação de bens, direitos e valores obtidos com a atividade mineral clandestina.


Os envolvidos poderão ser responsabilizados por diversos crimes, entre eles:


- Usurpação de matéria-prima da União;


- Danos a unidades de conservação ambiental e à flora;


- Lavagem de dinheiro;


- Associação criminosa.


As autoridades seguem com os desdobramentos da operação para identificar outros possíveis envolvidos e ampliar a responsabilização criminal dos integrantes do esquema.


Compartilhar a notícia

Veja também
Trio é preso em Nova Era e João Monlevade por furto de combustível na BR-381
POLíCIA

Trio é preso em Nova Era e João Monlevade por furto de combustível na BR-381

Funcionários da concessionária e comerciante foram flagrados com 400 litros de diesel desviados da obra da rodovia

Foto
POLíCIA

Idoso encontrado morto com corte na cabeça no Vale do Rio Doce

O suposto autor do crime não foi encontrado até o momento. A investigação segue em andamento

dfd
POLíCIA

Mulher é esfaqueada durante briga de bar em Governador Valadares

Segurança do estabelecimento intervém após mulher ser esfaqueada durante briga

Mulher é morta com tiro na cabeça ao sair para ajudar homem em MG
POLíCIA

Mulher é morta com tiro na cabeça ao sair para ajudar homem em MG

Marisa Ramos Batista, de 43 anos, foi baleada na varanda de casa após atender desconhecido que pediu água