Ipatinga

educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Alunos em alfabetização serão avaliados por amostragem, anuncia MEC

    Dentro dessas mudanças, está a aplicação de Ditado e prova de Ciências

    Por Plox

    02/05/2019 17h52 - Atualizado há cerca de 3 anos

    A avaliação dos alunos em fase de alfabetização (2º ano do ensino Fundamental) deve ser realizada por amostragem, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O anúncio da mudança foi feito nesta quinta-feira, 2 de maio, quando ele falou sobre algumas novidades do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

     

     

    Abraham Weintraub- Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

    Ministro da Educação falou sobre algumas novidades do Saeb -Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

     

    O chefe da pasta explicou que o motivo da alteração para a amostragem é aferir, tanto o desempenho do estudante, como de todo um sistema, para serem feitos os ajustes necessários. “A proposta é avaliar o desempenho das crianças e o sistema de ensino como um todo para corrigir o que não está funcionando e diminuir a taxa de abandono e insucesso escolar”, argumentou.

    Dentro dessas mudanças, está a aplicação de Ditado e prova de Ciências. Além disso, os secretários de educação de estados e municípios receberão instrumentos de coletas de informação (questionários), além da avaliação por amostragem, de educadores da pré-escola e das creches.

    Data e custos

    Os exames acontecem entre 21 de outubro a 1º novembro deste ano para o ensino básico. Ao todo, 7 milhões de crianças do país passarão pelas avaliações. O custo para o governo será de R$ 500 milhões.

    No evento desta quinta-feira, esteve presente o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi. Sobre o Enem, que é coordenado pelo Inep, o ministro da Educação também disse pretende modernizar o sistema do exame, no entanto, ele não adiantou como será essa modernização.

    Atualizada às 16h19

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]