Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Sorteio de 500 apartamentos pelo Fabri, Meu Lar, contempla famílias

    Contemplados vão residir apartamentos do Residencial Buritis, que já está pronto para receber os novos moradores; Entrega das chaves está prevista para maio

    Por Plox

    02/05/2022 11h20 - Atualizado há 12 dias

    Mais 500 famílias estão prestes a realizar o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano. Nessa sexta-feira (29) as pessoas sorteadas e contempladas pelo programa Fabri Meu Lar – Programa Casa Verde e Amarela/FAR faixa 1 conheceram seus novos endereços no Residencial Buritis, no bairro São Vicente.

    A infraestrutura e os apartamentos já estão prontos para morar. A expectativa da Prefeitura é entregar as chaves no mês de maio.

    O evento de designação das unidades aconteceu na Praça da Estação, no Centro. As próximas etapas são: vistoria dos imóveis pelos beneficiários, convocação pela Caixa para assinatura do contrato e a efetiva entrega das chaves.

    Concluído estes processos, a Gerência de Habitação do município vai montar um cronograma, com dias e horários definidos, para que as famílias façam a mudança de forma organizada e segura.

    “Moradia digna e segura é um direito do cidadão. E nós, da gestão Novos Tempos, temos trabalhado desde 2017 para garantir a centenas de famílias que viviam em áreas de risco, estavam no aluguel social há décadas e outras tantas que cumprem os critérios do programa possuir a sua casa própria”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

    “As obras já estão 100% executadas. O Fabri, Meu Lar não é um sonho, e sim uma realidade. Hoje o que falta no Residencial Buritis é moradores, que puderam escolher os seus apartamentos”, completa o prefeito.  

    APARTAMENTOS 
    As unidades têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os prédios são de quatro e cinco andares e contam com infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, estacionamento, vias pavimentadas, guarita e área social com duas quadras poliesportivas, parquinho e academia ao ar livre.

    Os apartamentos que serão habitados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com acessibilidade. Para elas e idosos, foram reservadas moradias no térreo dos prédios. 
    O programa habitacional de Fabriciano segue critérios definidos pelo Governo Federal, por meio do programa Casa Verde e Amarela/FAR e Caixa Econômica Federal. O processo de designação das unidades também foi acompanhado por representantes da coordenadoria da Habitação da Prefeitura, sociedade civil organizada, Conselho Municipal das Cidades (Concidade) e Caixa Econômica.

    Foto: Divulgação PMCF

     

    INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS
    Para receber os novos moradores, a Prefeitura trabalha na preparação e adequação dos equipamentos e serviços públicos no entorno do Residencial. O Secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, dá os detalhes.

    “Estamos falando de cerca de 2 mil pessoas, praticamente um novo bairro. E as escolas, CRAS e unidades de saúde precisam ser preparadas para atender esta demanda. O município já fez adequações e prepara os equipamentos públicos num raio de 2 quilômetros para garantir um atendimento de qualidade destas famílias. Também buscamos a ampliação das linhas e horários do transporte público no local”, resumiu.

    MORADIA DIGNA E SEGURA 
    Os 500 apartamentos no Residencial Buritis, no bairro São Vicente, já estão prontos e seguem o mesmo padrão das 288 unidades já habitadas no Residencial Contente I, desde maio passado. Para os futuros moradores, a escolha dos endereços e vizinhança foi um momento de grande emoção e expectativa.

    “Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Em alguns dias vou sair da ‘beira do rio’. Perdi tudo na última enchente e saber que agora vou morar em um lugar seguro é uma benção”, disse Maria das Graças Alves, uma das contempladas.

    Sandra Alves da Silva ficou feliz em confirmar que os apartamentos terão acessibilidade. “É indescritível a felicidade, é um sonho de uma vida sendo realizado. É tudo do jeito que eu precisava e queria e estou muito feliz”, avalia.

    Rosana Martins Vita contemplada pelo programa/Foto: Divulgação PMCF

     

    “Estou emocionada. Perdi minha mãe há um ano, morava de aluguel e hoje pude escolher uma vizinhança boa. Sou muito grata”, resumiu Rosana Martins Vita, outra contemplada pelo programa.

    Com a entrega do Residencial Buritis em breve, a gestão Novos Tempos vai garantir moradia digna e segura para mais de 3 mil pessoas – levando em conta 4 integrantes por grupo familiar. O convênio com a Caixa Econômica foi firmado no início de 2019. 
    Fabriciano não recebia investimentos habitacionais desse tipo desde a década de 80, quando foram construídos os bairros Silvio Pereira 1 e 2. 
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]