Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Descoberta promissora para prolongar a vida das células

    A pesquisa, publicada na revista científica Science, pretende expandir os resultados alcançados em leveduras para células humanas.

    Por Plox

    02/05/2023 07h49 - Atualizado há 10 meses

    Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), obtiveram um avanço significativo ao aumentar a longevidade de leveduras, tipo de células fúngicas, em até 82%. A pesquisa, publicada na revista científica Science, pretende expandir os resultados alcançados em leveduras para células humanas.

     

    Mecanismos de envelhecimento celular

    Os cientistas observaram que as células não envelhecem da mesma forma e que existem dois mecanismos principais de deterioração celular: a deterioração do DNA e a deterioração das mitocôndrias, responsáveis pela energia celular. Com base nesses achados, eles buscaram desenvolver uma estratégia para interromper esse processo de envelhecimento.

    Oscilador de gene: uma solução inovadora

    A equipe de pesquisadores projetou um circuito chamado oscilador de gene, que permitiu que as células da levedura Saccharomyces cerevisiae alternassem entre os dois estados de envelhecimento. Dessa forma, as células não permaneciam em um estado prolongado de deterioração, retardando o processo degenerativo.

    Os cientistas utilizaram programas de computador para simular as intervenções antes de aplicá-las às células, conseguindo aumentar drasticamente a expectativa de vida celular. Nan Hao, autor principal do estudo, afirmou que "esta é a primeira vez que a biologia sintética guiada por computadores e os princípios de engenharia foram usados ​​para redesenhar circuitos de genes para reprogramar o processo de envelhecimento e promover efetivamente a longevidade".

    Próximos passos: aplicação em células humanas

    Após os resultados promissores obtidos com as leveduras, os pesquisadores estão expandindo seus estudos para células humanas, como células-tronco e neurônios, visando potencialmente aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]