Moradores do Vale do Aço têm até hoje (2) para pedir isenção da taxa do Enem

Solicitação pode ser feita até sexta-feira, 2 de maio; justificativa de ausência no Enem 2024 também deve ser apresentada por quem faltou

Por Plox

02/05/2025 10h02 - Atualizado há 1 dia

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 ganharam mais alguns dias para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o prazo, que inicialmente se encerraria no dia 25 de abril. Agora, os pedidos podem ser realizados até esta sexta-feira, 2 de maio.


Imagem Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil


A medida beneficia alunos que se enquadram em critérios específicos determinados pelo edital. Estão aptos à gratuidade os estudantes que estejam concluindo o ensino médio em 2025 em escolas públicas registradas no Censo Escolar da Educação Básica, além daqueles que cursaram todo o ensino médio em instituições públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas e possuam renda per capita de até um salário mínimo e meio. Também têm direito os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica.



Para fazer a solicitação, os candidatos devem acessar o site oficial do Enem (enem.inep.gov.br/participante), informar dados como CPF, data de nascimento, e-mail e telefone, e completar o cadastro na Página do Participante. Quem não compareceu ao Enem 2024, mesmo tendo direito à isenção, deverá justificar sua ausência para continuar usufruindo do benefício. Essa justificativa exige a apresentação de documentos específicos.


Entre os comprovantes aceitos estão: boletim de ocorrência em caso de assalto ou acidente; certidão de óbito de parente próximo; certidão de casamento ou nascimento; atestados médicos indicando repouso ou emergência; mandado de prisão; e comprovantes de mudança de domicílio ou intercâmbio acadêmico. Documentos autodeclaratórios ou assinados por pais e responsáveis não serão aceitos. Além disso, só é possível apresentar justificativa se a solicitação de isenção for feita.



O cronograma do processo já está definido. A etapa atual, de envio de justificativas e solicitação de isenção, segue até 2 de maio. Em 12 de maio será divulgado o resultado preliminar das análises. A etapa de recursos ocorrerá entre os dias 12 e 16 de maio. Já o resultado final estará disponível no dia 22 do mesmo mês.


O Inep ainda vai divulgar os editais específicos com as datas e regras para a inscrição no Enem 2025. Portanto, mesmo quem tiver a isenção aprovada, precisa ficar atento: a inscrição ainda deverá ser feita, obrigatoriamente, no período que será informado.



Ter a isenção aprovada não garante a inscrição no Enem 2025. O candidato deve, obrigatoriamente, realizar sua inscrição quando o prazo for aberto.

Destaques