Ipatinga terá quatro barreiras sanitárias a partir de quinta-feira

Por Plox

02/06/2020 07h27 - Atualizado há quase 4 anos

Além da suspensão das atividades comerciais não essenciais pelos próximos dez dias, também foi anunciado pelo Executivo de Ipatinga que a partir da próxima quinta-feira (4) serão instaladas quatro barreiras sanitárias no município. Nelas, equipes técnicas irão aferir a temperatura e avaliar as condições de saúde daqueles que moram em outras cidades e precisem transitar por Ipatinga. 

O Executivo reforçou que a ação não tem como objetivo impedir a entrada e a saída de pessoas, mas sim garantir o estado de saúde daqueles que precisam trafegar entre os municípios do Vale do Aço. 

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, explicou que a decisão de suspender temporariamente o funcionamento do comércio é um meio termo encontrado, para evitar que a cidade precise tomar uma atitude mais drástica, como a adoção de um ‘lockdown’, já cumprido em muitas cidades do país. 

IMG 9043Foto: Divulgação
 

“Hoje, o número de infectados em Ipatinga já representa uma relação de 1.030 para cada milhão de habitantes, e para o município aderir ao ‘lockdown’ bastaria que o quantitativo fosse acima de 750 para um milhão. Ipatinga já ultrapassou e muito a taxa máxima para adoção dessa medida. Porém, entendemos que optar por esse confinamento total poderia significar a eliminação completa dos CNPJ. Sabemos que a culpa dos números na cidade não é do comércio, mas acontece que ele acaba sendo um atrativo para aglomerações”, explica o chefe do Executivo.
 
Nova reunião

Também nesta segunda já foi agendada a próxima reunião do Comitê Gestor de Crise para exame de novos números e reavaliação da situação. Ela acontecerá no dia 10 de junho, na Prefeitura de Ipatinga. Mesmo com a reunião marcada, a decisão de fechamento do comércio não essencial se estenderá até o dia 11 de junho.
 

Destaques