Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Vale do Aço recebe projeto “Medicamento em Casa”

    Programa já beneficiou mais de 2 mil pacientes e entregou mais de 3 mil medicamentos

    Por Plox

    02/06/2020 17h10 - Atualizado há quase 4 anos

    A partir desta quarta-feira (3), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Defesa Civil, estende o programa “Medicamento em Casa” para Coronel Fabriciano, atendendo moradores da Região Metropolitana do Vale do Aço Coronel Fabriciano, que engloba as cidades de: Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso.

    O principal objetivo da iniciativa, desenvolvida em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99, é proteger pacientes do grupo de risco da covid-19. A entrega de remédio em domicílio evita contato com ambientes externos e ajuda na redução do fluxo de pessoas nas farmácias, evitando aglomerações e, consequentemente, a transmissão do coronavírus.

    Em princípio, o programa atenderá 312 pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) da Farmácia de Minas em Coronel Fabriciano. Os contemplados receberão uma ligação na véspera do atendimento para serem informadas e, então, a entrega ser agendada.

    Para que tudo ocorra sem problemas, é necessário que o paciente esteja com o cadastro atualizado na Farmácia de Minas. Ele pode fazer isto pelos canais de atendimento whatsaap (31) 98282-4324 e e-mail [email protected].

    Cidades

    O projeto teve início dia 14/4, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Depois, iniciou atendimento aos pacientes em outros três municípios: Belo Horizonte (28/4), Uberlândia (14/5) e Divinópolis (21/5). Estão sendo beneficiados pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma.

    Os números, apurados pela Defesa Civil estadual e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), consideram os transportes realizados até dia 1/6, numa força-tarefa que contabiliza 11.400 quilômetros rodados até o momento. Já foram atendidos 2.094 pacientes e entregues 3.377 medicamentos.

    Orientação

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça que os pacientes que não receberem ligações de agendamento devem comparecer normalmente às farmácias regionais.

    Já para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

    Assistência Farmacêutica no Vale do Aço

    O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) é referência nos serviços farmacêuticos para toda a população dos 35 municípios da macrorregião Vale do Aço.

    Em 2019, o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou 67.299 atendimentos, dispensou 2.260.501 unidades de medicamentos do Componente Especializado,1.539 novos processos foram deferidos e 3.455 novos processos de medicamentos foram abertos. A média de atendimentos diários é de aproximadamente 190 usuários.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]