Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vale do Aço recebe projeto “Medicamento em Casa”

Programa já beneficiou mais de 2 mil pacientes e entregou mais de 3 mil medicamentos

02/06/2020 às 20:10 por Redação Plox

A partir desta quarta-feira (3), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Defesa Civil, estende o programa “Medicamento em Casa” para Coronel Fabriciano, atendendo moradores da Região Metropolitana do Vale do Aço Coronel Fabriciano, que engloba as cidades de: Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso.

O principal objetivo da iniciativa, desenvolvida em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99, é proteger pacientes do grupo de risco da covid-19. A entrega de remédio em domicílio evita contato com ambientes externos e ajuda na redução do fluxo de pessoas nas farmácias, evitando aglomerações e, consequentemente, a transmissão do coronavírus.

Em princípio, o programa atenderá 312 pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) da Farmácia de Minas em Coronel Fabriciano. Os contemplados receberão uma ligação na véspera do atendimento para serem informadas e, então, a entrega ser agendada.

Para que tudo ocorra sem problemas, é necessário que o paciente esteja com o cadastro atualizado na Farmácia de Minas. Ele pode fazer isto pelos canais de atendimento whatsaap (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.mg.gov.br.

Cidades

O projeto teve início dia 14/4, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Depois, iniciou atendimento aos pacientes em outros três municípios: Belo Horizonte (28/4), Uberlândia (14/5) e Divinópolis (21/5). Estão sendo beneficiados pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma.

Os números, apurados pela Defesa Civil estadual e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), consideram os transportes realizados até dia 1/6, numa força-tarefa que contabiliza 11.400 quilômetros rodados até o momento. Já foram atendidos 2.094 pacientes e entregues 3.377 medicamentos.

Orientação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça que os pacientes que não receberem ligações de agendamento devem comparecer normalmente às farmácias regionais.

Já para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

Assistência Farmacêutica no Vale do Aço

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) é referência nos serviços farmacêuticos para toda a população dos 35 municípios da macrorregião Vale do Aço.

Em 2019, o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou 67.299 atendimentos, dispensou 2.260.501 unidades de medicamentos do Componente Especializado,1.539 novos processos foram deferidos e 3.455 novos processos de medicamentos foram abertos. A média de atendimentos diários é de aproximadamente 190 usuários.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Campanha em julho alerta sobre riscos das hepatites virais silenciosas
SAúDE

Campanha em julho alerta sobre riscos das hepatites virais silenciosas

Com mais de 700 mil casos registrados no Brasil, doenças exigem prevenção constante e diagnóstico precoce para evitar complicações

cerveja_1.jpg
SAúDE

Aumento do consumo de álcool preocupa no período de confinamento

Especialistas criam serviço on-line de atendimento durante a pandemia

Pixabay
SAúDE

Farmácia Popular oferece 10 opções de medicamentos gratuitos para doenças cardíacas

Saiba quais são os medicamentos disponíveis no programa federal para o tratamento de condições como hipertensão e insuficiência cardíaca

Ibuprofeno ou nimesulida? Veja quando cada um é indicado e os riscos
SAúDE

Ibuprofeno ou nimesulida? Veja quando cada um é indicado e os riscos

Embora usados para tratar dores e inflamações, os dois medicamentos têm diferenças importantes nos efeitos, contraindicações e segurança

para você
Prisão de jovem após assalto termina em desespero: ‘É o presente que me deu no Dia das Mães?
GERAL

Prisão de jovem após assalto termina em desespero: ‘É o presente que me deu no Dia das Mães?

Dois jovens armados assaltaram passageiros de um frescão na Av. Brasil; mãe de um deles chorou diante da delegacia e pediu desculpas às vítimas

dfdv
ESPORTES

Silêncio: sem torcida a favor, Cruzeiro cala Arena MRV e vence o rival Atlético

Gols de Zé Ivaldo e João Pedro

LAZER

Prefeito de Timóteo assegura repasse recursos para projetos culturais

Assinados 27 termos de parceria que receberão recursos do Ministério da Cultura

SENAI oferece 400 vagas gratuitas para cursos técnicos no Vale do Aço; saiba mais
EDUCAçãO

SENAI oferece 400 vagas gratuitas para cursos técnicos no Vale do Aço; saiba mais

Inscrições seguem abertas até 5 de setembro; aulas terão início no dia seguinte