4ª onda de COVID-19 chega ao Brasil; governo intensifica vacinação

Os dados mostram que o país registrou uma alta de 78,3% em novos casos em 35 dias

Por Plox

02/06/2022 17h51 - Atualizado há cerca de 2 anos

O Brasil enfrenta a quarta onda de Covid-19, com alta de infectados nos últimos dias, embora o número de óbitos tenha apresentado queda. A maior ocorrência de casos estão no Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, segundo informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Veja o vídeo:


De acordo com especialistas, a elevação do número de casos se deu devido à flexibilização das medidas de proteção, redução da imunidade contra o coronavírus meses após a vacinação e ainda a presença de variantes. Enquanto a redução do número de mortes está relacionada à vacinação.

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT


Os dados mostram que o país registrou uma alta de 78,3% em novos casos em 35 dias. Subindo a média móvel de 14.600 em 26 abril para 26.32 em e em 31 de maio.  Um fator que pode provocar o aumento de registro de casos são os exames de autoteste.
Nesta quinta-feira (02), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou a 4ª dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais. Até o momento, a quarta dose só era aplicada em pessoas acima de 60 anos ou mais e imunossuprimidos. 
No Distrito Federal, está previsto a imunização desse público, de 50 anos ou mais, com a segunda dose de reforço a partir desta sexta-feira (3/6).
Alguns estados como São Paulo voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. 
 

Destaques