tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Laboratório para combate a transmissões ilegais ao vivo é planejado pela Anatel

    A iniciativa busca o bloqueio de dispositivos ilegais e conteúdos não autorizados obtidos pela internet ou por equipamentos não homologados

    Por Plox

    02/06/2023 17h35 - Atualizado há 9 meses

    Em resposta à crescente onda de transmissões de TV ilegais, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) delineou uma estratégia em conjunto com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Juntas, as duas agências buscam a criação de um laboratório que poderá iniciar suas operações ainda em 2023.

    Intertítulo: Ação conjunta para combater a ilegalidade

    A parceria entre Anatel e Ancine vai desempenhar um papel crucial nos próximos dois anos na luta contra o conteúdo não autorizado, acessado seja via internet ou através de dispositivos não homologados.

    Conforme explicou Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, o laboratório emergirá como uma ferramenta chave para a execução do Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos. "Estamos finalizando um laboratório dentro da agência para conseguir bloquear conteúdos ao vivo", detalhou Moreira.

    Intertítulo: Medidas efetivas contra aparelhos ilegais

    Desde fevereiro, a Anatel tem exercido medidas para bloquear remotamente TV Boxes ilegais, utilizando-se do protocolo de internet (IP). O conselheiro Moreira salientou que centenas de dispositivos já foram bloqueados, numa tentativa de tornar o uso destes equipamentos inviáveis.

    Carlos Baigorri, presidente da Anatel, expressou surpresa ao relatar que usuários de serviços ilegais procuraram a agência para reclamar sobre o bloqueio, comportando-se como se fossem assinantes de um serviço regularizado.

    Intertítulo: Conscientização sobre os perigos do uso de IPTV clandestino

    A agência também tem se empenhado em conscientizar o público de que o uso de IPTV clandestino é ilegal e potencialmente perigoso. Equipamentos não homologados podem conter softwares maliciosos. Moreira alerta: "Sem perceber, [o usuário] pode ter a senha do banco roubada".

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]