Reunião de governadores da região sul e sudeste ocorre em Belo Horizonte

A capital mineira novamente se estabelece como anfitriã do diálogo entre os líderes

Por Plox

02/06/2023 08h09 - Atualizado há cerca de 1 ano

Nesta sexta-feira (2/6), a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, se tornou palco de uma importante reunião política. Sete governadores, representando os estados da Região Sul e Sudeste do país, se reuniram para a oitava edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

 

Foto: Reprodução

Esta conferência de lideranças políticas contou com a presença de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais; Tarcísio Freitas, governador de São Paulo; Cláudio Castro, do Rio de Janeiro; Renato Casagrande, governador do Espírito Santo; Eduardo Leite, representante do Rio Grande do Sul; Jorginho Mello, de Santa Catarina; e Ratinho Júnior, do Paraná.

Cosud: Um marco de cooperação regional

O Cosud, criado em 2019 na própria capital mineira, serve como um fórum para consolidação de uma agenda de cooperação entre os governos das duas regiões, permitindo a troca de experiências e a abordagem de temas que atendem às demandas econômicas, sociais e ambientais.

Ainda segundo as informações repassadas pelo governo de Minas Gerais, durante a última edição do evento, realizada em março, no Rio de Janeiro, os líderes estaduais reforçaram a meta de simplificação das obrigações tributárias, adotando o princípio do destino a partir da modernização tributária. Além disso, debateram sobre equilíbrio fiscal, dívida pública e o Pacto Federativo.

Próximas etapas do encontro

Este encontro político ocorrerá em diferentes pontos da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, se estendendo até o dia seguinte, sábado (3/6). Nesse sentido, a capital mineira novamente se estabelece como anfitriã do diálogo entre os líderes do Sul e Sudeste, contribuindo para a busca de soluções conjuntas às demandas regionais.

Destaques