Estudantes ficam no prejuízo após agência de intercâmbio sumir com dinheiro

Vital Intercâmbios encerrou as atividades em São Paulo sem devolver valores pagos por pacotes para a Irlanda; ao menos 108 pessoas foram afetadas

Por Plox

02/06/2025 20h42 - Atualizado há 3 dias

Clientes que se preparavam para realizar o sonho do intercâmbio foram surpreendidos com o encerramento repentino das atividades da agência Vital Intercâmbios Brasil, sediada em São Paulo, que oferecia pacotes para Dublin, na Irlanda.


Imagem Foto: Reprodução


Segundo os relatos, a empresa simplesmente fechou as portas sem dar explicações ou fornecer qualquer orientação sobre a devolução dos valores já pagos. Um casal entrevistado pela TV Globo, Daniel Fonseca e Nayara Pinheiro, afirmou ter investido R$ 22.900 para um programa de oito meses e descobriu o desaparecimento da empresa ao tentar resolver os últimos detalhes da viagem, marcada para o início de junho.



Eles não conseguiram mais contato com os responsáveis pela Vital, nem por telefone nem presencialmente. O endereço informado pela agência, na rua Augusta, região central da capital paulista, estava vazio.


Outros consumidores também relataram prejuízos semelhantes, com valores chegando até R$ 24 mil por pessoa. Ao todo, pelo menos 108 clientes afirmam terem sido lesados e cogitam acionar a Justiça para reaver as quantias.



A situação ganhou repercussão em plataformas de defesa do consumidor, como o Reclame AQUI, onde surgiram várias denúncias. Muitos dos que tentaram verificar junto às escolas na Irlanda foram informados de que os pagamentos feitos à Vital não foram repassados.


Em nota publicada em seu site e redes sociais, a Vital Intercâmbios, com 13 anos de mercado, disponibilizou um e-mail exclusivo para atendimento: [email protected]. A empresa diz estar negociando com as instituições de ensino para tentar garantir condições especiais aos estudantes prejudicados.


“Temos confiança de que muitas delas — que foram nossas parceiras ao longo de tantos anos — estenderão a mão neste momento”, diz o comunicado da agência, apesar de não apresentar garantias concretas de reembolso.


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