Zema inicia prestação de contas com deputados em Minas

Secretários do governo participam de reuniões na ALMG para apresentar ações realizadas no início de 2025

Por Plox

02/06/2025 08h50 - Atualizado há 3 dias

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu início, nesta segunda-feira (2), ao primeiro ciclo de reuniões de prestação de contas do governo estadual referentes ao ano de 2025.


Imagem Foto: ALMG


Os encontros fazem parte do projeto Assembleia Fiscaliza, criado em 2019 por meio de uma emenda à Constituição estadual. Ao todo, estão previstas 15 reuniões nas comissões temáticas da Casa ao longo desta e da próxima semana. O objetivo é permitir que os deputados analisem e questionem as ações do Executivo mineiro realizadas entre 1º de janeiro e 30 de abril deste ano.



O primeiro dia do ciclo contou com a presença de três nomes importantes do governo Romeu Zema (Novo): o secretário de Governo, Marcelo Aro; o secretário da Casa Civil, Luiz Otávio de Oliveira Gonçalves; e o secretário de Comunicação Social, Bernardo Assis Fonseca Santos. Os três foram ouvidos pela Comissão de Administração Pública a partir das 14h, no Auditório José Alencar.



Além das prestações de contas semestrais, o Assembleia Fiscaliza inclui duas outras frentes: o acompanhamento de temas específicos das políticas públicas por dois anos dentro das comissões e a realização de reuniões e visitas técnicas a serviços públicos para verificar seu funcionamento. A iniciativa busca garantir mais transparência e eficiência na administração estadual, ampliando os instrumentos de fiscalização disponíveis ao Legislativo mineiro.


Destaques