Aos 91 anos, idoso recém-alfabetizado lança livro de poemas em Juiz de Fora

Manoel tornou-se uma inspiração para alunos e professores

Por Plox

02/07/2019 07h00 - Atualizado há mais de 5 anos

Um senhor chamado Manoel Bernardino, de 91 anos, concluiu o ensino médio na última quarta-feira (26), finalizando uma jornada de seis anos em que se dedicou aos estudos. Até 2013, o idoso não sabia ler nem escrever. 

Após concluir o ensino fundamental e médio no Cesu Custório Furtado de Souza, escola dedicada à alfabetização de jovens e adultos em Juiz de Fora (MG), Manoel tornou-se uma inspiração para alunos e professores. 

O professor e vice-diretor do Cesu, Sérgio Osar, elogiou a conduta de Manoel: “Ele se tornou um exemplo para todo mundo”. Ressaltando ainda a conduta e assiduidade de Manuel, “Ele é um aluno muito esforçado, muito assíduo. Pode chover granizo que ele está aqui na escola. A sala de aula ocupa um lugar muito importante na vida dele”, afirma ele sobre a dedicação do senhor Manoel.

(Fotos: Reprodução/Tribuna de Minas)

Fotos: Reprodução/Tribuna de Minas

Ao longo dos anos, o idoso escreveu 103 poemas, compilados em um livro: “Em busca dos sonhos perdidos”, que foi lançado na sua formatura do ensino médio, com a presença de colegas, amigos, familiares e professores. O projeto foi viabilizado por meio de rifas e doações. “Logo que foi alfabetizado, ele começou a fazer poemas. Muitos eles tinha só na memória e ao aprender a escrever ele passou para o papel”

Formado, Manoel pretende continuar frequentando a escola que abriu seus horizontes. Semanalmente, ele participa da oficina de teatro e compõe melodias com a turma de música.

Segundo o vice-diretor, o idoso impactou positivamente no funcionamento da escola. “Todos os estudantes aqui têm histórias de vida singulares, passaram por muitas dificuldades para chegar à escola. Ter o seu Manoel entre os alunos encorajou todos os outros.”

Destaques