Eclipse solar será visível de forma parcial no Brasil nesta terça-feira

Quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente, acontece o eclipse

Por Plox

02/07/2019 09h10 - Atualizado há mais de 5 anos

Nesta terça-feira (2), o eclipse total do Sol acontece e será visível em algumas regiões da Argentina e do Chile. Já no Brasil, apenas a região Sul conseguirá ter alguma visão do fenômeno.

Quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham perfeitamente, acontece o eclipse. Dessa forma, a sombra da Lua cobre a luz do Sol e o dia permanecerá noite por alguns minutos.

O astrônomo e professor dos planetários de São Paulo, Rafael Malagoli, explica: "No Brasil, será praticamente imperceptível o eclipse total do Sol. Somente com equipamentos específicos será possível registrar a variação de luminosidade".

(Foto: reprodução/Pixabay)(Foto: reprodução/Pixabay)

Na Argentina e no Chile o eclipse começa às 16h23 (Horário de Brasília), entrando na fase total às 17h39 (horário de Brasília). O alinhamento acontecerá por volta de 1 minuto e 52 segundos.

O fenômeno é muito aguardado por astrônomos de todo mundo para estudar melhor o sol. Apenas neste momento é possível ver e estudar a chamada "coroa solar". 

"O Sol é formado por uma região central chamada de fotosfera e uma área ao redor chamada de coroa solar, que fica visível durante o eclipse e tem como característica ser a parte mais quente de todas", informa o astrônomo.

Neste ano, o eclipse traz outro elemento importante para a ciência e também para os brasileiros. Albert Eistein, há 100 anos, foi ao observatório de Sobral, no Ceará para acompanhar um eclipse total do sol.

O professor explica que "Einstein comprovou sua Teoria da Relatividade quando conseguiu observar estrelas que estavam atrás do Sol durante o eclipse. Essa foi a indicação que a luz poderia fazer curva", finaliza.

Atualizado às 11h33.

Destaques