Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Centro de reciclagem de Santana do Paraíso-MG atrai a atenção de Matipó

    Município recebe visita do prefeito da cidade da Zona da Mata para conhecer projeto de parceria com associação de catadores

    Por Plox

    02/07/2021 20h23 - Atualizado há 4 meses

    O trabalho sustentável desenvolvido no Centro de Reciclagem de Santana do Paraíso, que fica na localidade rural Horto 7 A, cerca de quatro quilômetros após a entrada do bairro Chácaras Paraíso, tem atraído a atenção de outros municípios, interessados em implantar o mesmo projeto, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação de Catadores de Recicláveis de Santana do Paraíso (ACASP). 

    Na quinta-feira (01), o prefeito de Matipó, Fabinho Gardingo, veio ao município conhecer o trabalho da usina de reciclagem, acompanhado da secretária de Meio Ambiente e Agricultura daquela cidade, Arachele Rosa de Oliveira, e do engenheiro civil Áquila Ferreira de Assis. A presidente da ACASP, Marlete Aparecida Silva Cesário, explicou à comitiva como é feito o trabalho no Centro de Reciclagem, juntamente com a diretora de Meio Ambiente de Santana do Paraíso, Sandra Alves Pereira. A comitiva de Matipó foi acompanhada pelo vice-prefeito de Santana do Paraíso, Oliveirinha, e pela Chefe de Gabinete, Vaneza Pereira. Mais cedo, o prefeito Bruno Morato recepcionou Fabinho Gardingo em seu gabinete. 

    Centro de reciclagem de Santana do Paraíso-MG atrai a atenção de Matipó
    Fabinho Gardingo (no centro), prefeito de Matipó, enalteceu trabalho de reciclagem realizado em Santana do Paraíso 

     

    “Quando a gente quer fazer, o resultado aparece. Parabenizo a Prefeitura de Santana do Paraíso e toda a equipe da Associação de Catadores de Recicláveis pela iniciativa. É um trabalho fundamental para o meio ambiente, uma questão que demanda a atenção de todos os municípios. É importante aprendermos com a experiência uns dos outros. Este é o objetivo da nossa visita”, resumiu o prefeito de Matipó, cidade da Zona da Mata mineira. 

    A usina de reciclagem é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o município de Santana do Paraíso e o Ministério Público, que tem apoiado a consolidação do projeto. A comercialização do material que é reciclado no galpão da usina é feita pelos próprios associados da ACASP. A coleta de resíduos como papelão e embalagens de plástico e de vidro é feita de segunda a sexta-feira em Santana do Paraíso. Atualmente, nove famílias tiram o seu sustento diretamente do trabalho realizado na Usina. 

    Além de visitar o Centro de Reciclagem, Fabinho Gardingo e sua equipe conheceram a Horta Municipal, que fica ao lado da usina. A Horta atende a mil famílias de Santana do Paraíso, com o fornecimento de cestas verdes, com frutas, verduras e legumes.  As famílias beneficiadas são cadastradas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). O prefeito de Matipó também visitou as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, às margens da mesma estrada que dá acesso ao Centro de Reciclagem. A conclusão desta e de outras duas estações de tratamento vai garantir, em breve, que Santana do Paraíso tenha 95% do esgoto tratado em todo o município.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]