Energia da Cultura abre o mês de julho com mais uma série de eventos gratuitos para curtir em casa

Atrações selecionadas pela Cemig reúnem música, artesanato, história e festas tradicionais

Por Plox

02/07/2021 14h18 - Atualizado há quase 3 anos

A Cemig apresenta uma série de eventos que vão rechear o seu fim de semana com atrações gratuitas para curtir de casa, em total segurança. Tem concerto ao vivo, sempre com a qualidade que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais oferece. Para quem curte história, é sempre bom ouvir os especialistas para aumentar ainda mais o conhecimento. A cultura tradicional mineira também está presente em um bate papo com quem conhece o assunto e um documentário sobre uma das mais importantes festas tradicionais de Minas. 

Confira as atrações na página da Cemig no facebook:    https://www.facebook.com/events/371635984303850

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais 

Dando prosseguimento à série A Orquestra Romântica, será apresentado o concerto com nomes menos conhecidos, mas não menos importantes, desse período da música clássica. Obras de Berlioz, Bruch, Tchaikovsky e Rimsky-Korsakovtch serão executadas sob o comando do maestro José Soares, regente assistente da orquestra. Os solistas irão tocar peças em clarinete e viola, dando uma ideia da diversidade de repertório do período romântico. 

Centro de Artesanato Mineiro 

O Centro de Artesanato Mineiro promove encontro para debater a produção da arte tradicional em Minas Gerais em comemoração aos seus 52 anos de existência. Em dois dias de lives, as artesãs irão discutir questões sobre o ofício dos artistas populares, com ênfase na trajetória do Centro de Artesanato Mineiro e na importância da carteira nacional de artesão.  

Academia Mineira de Letras 

Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faia Tavares, o professor José Luiz Cardoso, da Universidade de Lisboa, autor de importante obra sobre a Revolução Liberal de 1820, na cidade do Porto, em Portugal, reflete sobre como o acontecimento político mudou a história de seu país, encerrando o período da Regência e levando ao regresso de Dom João VI à sua terra natal, em 1821.  Durante a conversa, o professor também avalia como foram as relações entre a monarquia e as Cortes Constituintes eleitas para elaborar a primeira Constituição da história de Portugal. 

Iepha 

A Folia é uma das tradições religiosas mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais, tendo sido reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em 2017. Por meio de cantos, danças e versos, os praticantes se dedicam a cumprir promessas, recolher esmolas e distribuir bênçãos por onde passam. Um recorte da diversidade das folias de Minas Gerais está representado nesse filme, que aborda temas como devoção, sociabilidade e transmissão de saberes através do giro de grupos de três diferentes localidades e devoções. 

Destaques