Ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence falece aos 85 anos
Nascido na cidade mineira de Sabará, Pertence ocupou um posto no STF durante quase duas décadas
Por Plox
02/07/2023 14h39 - Atualizado há cerca de 2 anos
Ocorreu na madrugada do último domingo, 2 de julho, o falecimento do renomado jurista Sepúlveda Pertence, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na capital federal. Com 85 anos de vida, Pertence teve complicações de saúde que resultaram em falência múltipla dos órgãos após aproximadamente uma semana de internação no Hospital Sírio Libanês, em Brasília.

Trajetória Jurídica de Sepúlveda Pertence
Nascido na cidade mineira de Sabará, Pertence ocupou um posto no STF durante quase duas décadas, de maio de 1989 até agosto de 2007. Sua indicação para a cadeira foi feita pelo ex-presidente José Sarney, com quem havia trabalhado anteriormente como Procurador-Geral da República, entre os anos de 1985 e 1989.
Com sua aposentadoria da Corte em 2007, não deixou de contribuir para a esfera pública, ingressando como membro na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Sua atuação nessa comissão se estendeu até 2012, abrangendo os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
No ano de 2018, Pertence teve participação significativa no cenário político-judiciário do país ao integrar a defesa do ex-presidente Lula no julgamento realizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A condenação de Lula nesse julgamento foi mais tarde anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Funeral do ex-ministro no STF
A despedida de Sepúlveda Pertence ocorrerá na próxima segunda-feira, 2 de julho, com seu sepultamento a ser realizado no próprio STF, aberto ao público das 10h às 16h.