Minas Gerais aponta expressiva alta no turismo nacional, revela IBGE
O secretário de Estado Cultura e Turismo de Minas Gerais, afirmou que o setor turístico tem sido um dos motores do aumento do Produto Interno Bruto (PIB)
Por Plox
02/07/2023 15h09 - Atualizado há cerca de 2 anos
A ascensão de Minas Gerais no cenário turístico brasileiro foi evidenciada pelos recentes dados do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme apresentado, a expansão do turismo no estado foi de 24,3% no intervalo entre 2022 e 2023. Este percentual supera em 13,2% a média nacional, que se encontra em 11,1% para o mesmo período. Ainda, foi observado um incremento de 34,9% na receita nominal das empresas do setor turístico mineiro, ultrapassando a média brasileira de 30,1%.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirmou que o setor turístico tem sido um dos motores do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e pontuou a importância da ampliação dos investimentos nessa área. Segundo ele, a intenção é "contribuir para uma maior geração de emprego e renda".
Em relação à criação de postos de trabalho, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmaram que o setor turístico de Minas Gerais gerou 5.644 novos empregos no primeiro quadrimestre de 2023. Ainda de acordo com o IBGE, o turismo trouxe um impacto positivo de 2,2% para o setor de serviços do estado.

Impactos no fluxo de passageiros e economia local
O incremento no turismo de Minas Gerais foi acompanhado por um aumento expressivo na circulação de passageiros. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte contabilizou cerca de 20 mil pousos de janeiro a abril de 2023, uma alta de 26,3% quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Apenas em voos domésticos, cerca de 2 milhões de pessoas desembarcaram em Confins, representando um crescimento de 13,4% em relação a 2022.
O terminal rodoviário da capital mineira também registrou um aumento de 10,3% na circulação de passageiros no primeiro quadrimestre, chegando a 2,3 milhões de pessoas. Destas, 1,2 milhão desembarcaram na cidade.
Com a chegada das festas juninas, denominadas de "Minas Junina", a expectativa é que os números continuem em ascensão. Estima-se a circulação de 6 milhões de pessoas, um aumento de quase 20% em relação a 2022. A ocupação hoteleira também deve ser elevada para o período, com cidades como Ouro Preto e Mateus Leme projetando ocupação acima de 90%.
Para todo o país, as festividades de junho, em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, devem mobilizar mais de 26,2 milhões de pessoas e gerar cerca de R$ 6 bilhões em receitas, segundo dados do Ministério do Turismo. Esse valor representa um aumento de 76% em relação ao arrecadado em 2022.