Inspetor da GCM de Diadema é afastado após acusação de assédio sexual

Prefeitura de Diadema afasta inspetor acusado de assédio sexual por guarda-civil

Por Plox

02/07/2024 08h25 - Atualizado há cerca de 1 ano

A Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, afastou um inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM) após uma denúncia de assédio sexual feita por uma guarda-civil. A vítima relatou que o inspetor se aproximou por trás, colocou as mãos em seus ombros e "beijou seu pescoço" durante o expediente.

Foto: Reprodução/GCM Diadema

Denúncia e medidas imediatas

A mulher, que trabalha na Central de Operações da GCM e tem 53 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. Além disso, a Corregedoria da GCM iniciou uma investigação interna para apurar a conduta do inspetor. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), "maiores detalhes serão preservados por se tratar de ocorrência de natureza sexual". A pena para crime de assédio sexual pode variar de um a dois anos de reclusão, caso haja condenação.

Histórico de assédios e receio de denúncias

A vítima revelou que o inspetor já havia cometido o mesmo crime outras vezes, sendo a última ocorrência na quinta-feira (27). Ela afirmou ainda que outras colegas também foram assediadas pelo mesmo homem, mas temiam denunciar devido ao cargo dele como inspetor da GCM.

Ação da prefeitura e suporte à vítima

A prefeitura, em comunicado oficial, declarou que repudia qualquer ato de assédio e que tomou todas as providências necessárias ao tomar conhecimento da denúncia, incluindo o afastamento imediato do inspetor. A administração municipal garantiu que a guarda-civil está recebendo todo o suporte necessário para sua segurança e bem-estar.

Nota oficial da prefeitura de Diadema

"A Prefeitura Municipal de Diadema repudia veementemente qualquer forma de assédio e trata com seriedade todas as denúncias recebidas. Ao tomar conhecimento da denúncia, todas as providências foram imediatamente tomadas, incluindo a notificação ao inspetor de que ele está sendo retirado de suas atribuições enquanto a investigação é conduzida. Uma investigação interna também será realizada pela corregedoria da GCM, após ser oficializada pelo gabinete e pelo comando. A servidora encontra-se afastada e será oferecido todo o suporte necessário, para garantir sua segurança e bem-estar. Reafirmamos nosso compromisso com a integridade, segurança e respeito a todos os nossos servidores e cidadãos, e seguimos trabalhando para manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso."

Programa Patrulha Maria da Penha

Desde 2021, a Prefeitura de Diadema promove o Programa Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa da Guarda Civil Municipal que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, reforçando o compromisso com a proteção e apoio a todas as vítimas de violência.

Destaques