Três acidentes de elevador no Rio de Janeiro em menos de 24 horas resultam em duas mortes
Técnico de manutenção e paciente de hospital estão entre as vítimas fatais; funcionária da Secretaria da Fazenda sofre ferimentos leves
Por Plox
02/07/2024 08h08 - Atualizado há 12 meses
Rio de Janeiro enfrentou uma série de acidentes envolvendo elevadores em menos de 24 horas, resultando em duas mortes e ferimentos leves em uma funcionária pública.

Na segunda-feira (1), Alex Fernandes, um técnico de manutenção de elevadores, morreu enquanto consertava um elevador em um prédio residencial em Copacabana, Zona Sul da cidade. O síndico havia chamado o técnico para investigar um barulho forte no elevador. Durante a inspeção, o elevador despencou enquanto Alex passava de andar em andar, causando sua morte imediata. A Polícia Civil foi acionada e está investigando as causas da queda.
No domingo (30), Sérgio Gabriel, um paciente com hidrocefalia internado no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte, faleceu após ficar preso em um elevador que parou por 16 minutos. Sérgio havia passado por uma cirurgia e, ao passar mal, foi encaminhado à UTI. A Polícia Civil realizou uma perícia no local e investiga se a morte está relacionada ao tempo em que Sérgio ficou preso no elevador. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a porta do elevador descarrilou e uma sindicância foi aberta para apurar o ocorrido. A secretaria também anunciou que novos elevadores já foram licitados e devem ser instalados dentro de 30 dias.
Na manhã de segunda-feira (1), outro acidente ocorreu em um prédio da Secretaria de Estado de Fazenda, no centro do Rio. Um elevador ultrapassou o teto do último andar de um prédio de 20 andares. Uma funcionária que estava no elevador foi resgatada e levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar com ferimentos leves. A Secretaria de Estado de Fazenda acompanha o estado de saúde da vítima e investiga as causas do acidente.
Os três casos, ocorridos em um curto intervalo de tempo, destacam a necessidade urgente de manutenção e revisão dos sistemas de elevadores na cidade.