Brasil arrecada R$ 2 trilhões em impostos com 19 dias de antecedência em 2025 e reflete aquecimento da economia e inflação
Volume arrecadado supera marca do ano anterior e antecipa ritmo de crescimento tributário no país
Por Plox
02/07/2025 13h58 - Atualizado há cerca de 18 horas
O painel do impostômetro, localizado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), deverá registrar nesta quarta-feira (3) um marco bilionário: os brasileiros terão pago R$ 2 trilhões em impostos apenas nos primeiros meses de 2025.

Esse valor será alcançado com 19 dias de antecedência em relação a 2024, o que representa um aumento de 11,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A explicação para esse avanço está em diversos fatores que têm impulsionado a arrecadação tributária no país.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, destaca que o principal fator foi o aquecimento da atividade econômica. Além disso, ele aponta a influência da inflação sobre os preços de bens e serviços, o que também contribuiu para o crescimento da arrecadação.
Outro ponto importante mencionado pelo especialista diz respeito às medidas fiscais implementadas pelo governo no ano passado. Tais ações continuam refletindo nos cofres públicos, mantendo o ritmo elevado da cobrança de tributos.
Apesar dos números expressivos registrados neste início de ano, Ruiz de Gamboa alerta para um cenário mais moderado nos próximos meses. A expectativa é de que o crescimento econômico e a arrecadação desacelerem devido ao atual nível elevado da taxa Selic.
Esse cenário levanta reflexões sobre o impacto da carga tributária sobre os brasileiros e sobre os desafios fiscais que o país ainda precisa enfrentar ao longo de 2025.