Produtores mineiros investem em selo de qualidade para ovos e frangos caipiras
Programa estadual impulsiona qualidade e bem-estar animal com foco em produtores familiares e no mercado consumidor exigente
Por Plox
02/07/2025 14h44 - Atualizado há 1 dia
Garantir o bem-estar dos animais, manter a sanidade e promover a sustentabilidade na produção são apenas alguns dos pilares da certificação para criação de frangos e ovos caipiras, conforme explicou Márcia Portugal, coordenadora estadual de Pequenos Animais da Emater-MG.

Durante o evento Avicultor Mais 2025, ela apresentou os principais fundamentos do programa Certifica Minas, desenvolvido pelo governo de Minas Gerais. O programa visa incentivar a melhoria da qualidade na produção agropecuária e abrir oportunidades de mercado para produtores rurais, sobretudo os agricultores familiares.
De acordo com a coordenadora, a certificação não é obrigatória, mas tornou-se um diferencial importante. Cada vez mais atento à origem dos alimentos e ao bem-estar animal, o consumidor moderno impulsiona a adesão voluntária dos produtores ao programa. A iniciativa exige que os participantes implementem um controle sanitário rigoroso, realizem uma gestão eficiente da granja e assegurem a rastreabilidade de todo o processo produtivo.
Além de atender às exigências do mercado, os benefícios da certificação se estendem à melhoria na administração das propriedades, ao registro detalhado das atividades e à adoção de boas práticas sanitárias, fortalecendo a confiança na cadeia produtiva de alimentos caipiras em Minas Gerais.