Coronel Fabriciano recebe 23ª edição do Dança em Trânsito com espetáculos gratuitos

Evento acontece dia 7 de julho na Escola Municipal Argeu Brandão com atrações nacionais e internacionais abertas à comunidade

Por Plox

02/07/2025 13h59 - Atualizado há 2 dias

A cidade de Coronel Fabriciano recebe, no dia 7 de julho, a 23ª edição do Dança em Trânsito, um dos mais importantes projetos culturais de circulação nacional que conecta cidades do Brasil por meio da dança contemporânea. O evento será realizado na Escola Municipal Argeu Brandão, no bairro Manoel Maia.


A programação será voltada para alunos, professores e colaboradores da rede pública municipal de ensino, mas também estará aberta gratuitamente para famílias e a comunidade local. O festival é uma iniciativa do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Engie Brasil Energia, e apoio da Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano.


Imagem Foto: Divulgação


Entre as apresentações está o espetáculo infantojuvenil “Ziraldo, o mineiro maluquinho”, que mistura dança, teatro e circo para narrar de forma lúdica a trajetória de Ziraldo e seus personagens. A encenação contará com recursos de acessibilidade como intérpretes de Libras e audiodescrição. A realização é do Grupo Tápias – Cia Associada, com direção artística de Flávia Tápias.


Outro destaque é o tradicional projeto de residência de intercâmbio, o ROTAS – que nesta edição se apresenta como ROTAS DELAS, reunindo três intérpretes-criadoras do Brasil, três do Canadá e o Grupo Elas do Surdo, com apresentações de tambores. Em seguida, o grupo canadense Pauline Berndsen Danse, de Montreal, apresentará a performance Auf Wiedersehen.


Imagem Foto: Divulgação


O diretor de cultura de Fabriciano, Teco Teixeira, destacou a importância do município no cenário cultural: “Seremos palco desse projeto pelo quinto ano consecutivo. O público já espera esse espetáculo, pois já faz parte do nosso calendário cultural.”


O Dança em Trânsito 2025 realizará itinerância por 33 cidades brasileiras entre julho e outubro. Com a participação de 30 companhias nacionais e internacionais, de países como Angola, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal, a programação contará com espetáculos, oficinas, residências criativas, ações formativas, rodas de conversa e workshops.


Destaques