Corrida do Crefito 4 reúne milhares para promover saúde em Minas Gerais
Evento incentiva prática esportiva entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e pacientes
Por Plox
02/07/2025 12h27 - Atualizado há 1 dia
Promovendo a saúde funcional e incentivando a prática do exercício físico, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais (Crefito 4) organizou a "Corrida pela Saúde Funcional". A iniciativa reuniu milhares de participantes, incluindo profissionais da área, familiares, pacientes e atletas profissionais, fortalecendo o vínculo entre a prática esportiva e a atuação profissional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Vídeo: Andressa Estevão / Plox
A primeira etapa do evento ocorreu em Belo Horizonte no dia 18 de maio de 2025, reunindo mais de 4 mil pessoas que participaram de modalidades adaptadas para diferentes níveis de condicionamento físico, como caminhadas de 3 km e corridas de 5 km e 10 km. A etapa seguinte aconteceu em Governador Valadares, no final de semana do dia 29 de junho, atraindo grande número de participantes da região leste, Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, escolhida por sua localização estratégica e grande concentração de profissionais da área.

Além de promover o esporte, a corrida busca conscientizar sobre a importância do trabalho dos fisioterapeutas na promoção da saúde e prevenção de doenças. Segundo Anderson Coelho, presidente do Crefito 4, o evento tem como objetivo incentivar que os próprios profissionais adotem o estilo de vida que frequentemente prescrevem para seus pacientes.

“O fisioterapeuta não é mais visto como luxo, e sim como essencial para uma vida ativa e longeva”, destacou Anderson.
O evento, que é gratuito e aberto também para pessoas com deficiência, reforça a política de inclusão social prevista pela legislação brasileira, estimulando pacientes em reabilitação a definirem como meta participar da corrida ao lado dos profissionais que cuidam deles. Além disso, a corrida é credenciada pela federação esportiva, permitindo a participação de atletas profissionais e o registro oficial dos tempos, acrescentando um caráter competitivo ao evento.
