Ipatinga terá radares e fiscalização de avanço nos semáforos

Após aumento expressivo nos acidentes, prefeitura inicia contratação de empresa para fiscalização eletrônica e anuncia pacote de modernização da mobilidade urbana

Por Plox

02/07/2025 18h07 - Atualizado há 2 dias

Após registrar cerca de 2,3 mil acidentes no primeiro semestre, a Prefeitura anunciou a instalação de radares e equipamentos de fiscalização eletrônica. Foi publicado nessa terça-feira (1º) o registro de preços para contratar uma empresa especializada em instalar e manter equipamentos de fiscalização eletrônica nas vias da cidade. A meta é coibir o avanço no sinal vermelho, o desrespeito às faixas de pedestres e o excesso de velocidade. As medidas fazem parte de um pacote para modernizar a mobilidade urbana e salvar vidas. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, justificou a instalação dos equipamentos. Veja os detalhes na Live.



Ainda de acordo com a prefeitura, entre os sistemas a serem implantados estão equipamentos para coibir o avanço de sinal vermelho, o desrespeito às faixas de pedestres e, de forma gradativa, o excesso de velocidade em locais com maior incidência de acidentes.


Imagem

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, os novos equipamentos trarão mais agilidade na tomada de decisões pela gestão municipal, ao mesmo tempo em que ajudarão a coibir infrações e garantirão mais fluidez e segurança no trânsito. “É uma forma de organizar melhor o tráfego, evitar abusos e preservar vidas”, afirmou.


Os números reforçam a urgência da medida. Enquanto 2024 fechou com 4.470 acidentes — sendo 1.463 com vítimas —, só nos primeiros seis meses de 2025 já foram registrados 2.300 acidentes, dos quais 724 resultaram em vítimas. O avanço de sinal e a falta de respeito às faixas de pedestres são, segundo as autoridades, os principais fatores por trás desses incidentes.


O secretário adjunto da Sescom, Júlio César Teodoro, enfatizou que a tecnologia será aliada na missão de combater comportamentos de risco. “Vamos intensificar a fiscalização para proteger vidas”, alertou.


Imagem Foto: PMI


Além da fiscalização eletrônica, a Prefeitura de Ipatinga executa uma série de outras ações voltadas à mobilidade urbana. Estão em andamento a troca completa do sistema semafórico, a revitalização da sinalização horizontal e vertical, e a renovação de toda a frota de ônibus do transporte coletivo, prevista até o fim deste ano.


Na próxima quinta-feira (3), será lançado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que servirá de base para todas essas melhorias, com propostas para enfrentar os desafios da mobilidade de forma planejada e sustentável. O prefeito Gustavo Nunes ressaltou que o foco da gestão é garantir segurança e qualidade de vida. “Queremos salvar vidas e organizar o trânsito, especialmente nos cruzamentos e travessias de pedestres, onde ainda ocorrem muitos abusos”, declarou.




Destaques