Peça teatral em Antônio Dias mistura comédia e reflexão sobre tecnologia
Espetáculo 'Cadê Dona Gê?' marca encerramento do curso de teatro do projeto artBEM com apresentação gratuita na Ponte do Cruzeiro
Por Plox
02/07/2025 15h52 - Atualizado há 1 dia
Com música, humor e uma boa dose de poesia, os alunos do curso de teatro do projeto artBEM, em Antônio Dias, sobem ao palco da rua neste fim de semana com o espetáculo 'Cadê Dona Gê?'.
As apresentações acontecerão nos dias 5 e 6 de julho (sábado e domingo), sempre às 17h, na Ponte do Cruzeiro, localizada na rua Coronel Eleutério. A entrada é gratuita, garantindo o acesso da comunidade local à produção artística dos jovens da cidade.

A montagem, um espetáculo cênico-musical, nasceu do curso de teatro iniciado em março deste ano, como parte das atividades do artBEM. A peça conta a história do misterioso desaparecimento de Dona Geralda, uma idosa moradora de uma pequena cidade rural que, de maneira surreal, acaba sendo “puxada” para dentro de um celular.

A trama é conduzida por seus treze netos, que saem em busca da avó desaparecida, até descobrirem que ela está presa no universo virtual. Com criatividade e sensibilidade, o espetáculo convida o público a refletir sobre a influência da tecnologia nas relações humanas e com a natureza.
A direção geral e dramaturgia da peça são de Vinícius de Souza, que também foi responsável pelo curso de teatro. A direção musical e assistência de direção estão a cargo da atriz e cantora Luísa Bahia, enquanto Luiz Dias assina a direção de arte.

Os 13 alunos que sobem ao palco são moradores de Antônio Dias e participaram da criação das cenas com base em suas próprias vivências e percepções. Segundo Vinícius, a proposta é valorizar o realismo mágico como forma de expressão, fortalecendo a cena teatral local e criando oportunidades para circulação da produção artística fora dos limites do município.
Além do curso de teatro, o artBEM segue promovendo formações culturais na cidade. Em julho, será aberta uma nova turma para o curso de cinema, com o tema “Pesquisa do Movimento no Set de Cinema”.

A formação, que acontecerá entre os dias 21 e 27/7 no Casarão de Antônio Dias, contará com a presença da atriz Mariana Ruggiero e do ator Juan Queiroz como professores. Mariana já atuou ao lado de Fernanda Montenegro e foi premiada no Los Angeles Brazilian Film Festival. Já Juan, recentemente atuou em “Rota 66” e protagonizou o filme “Passagrana”, além de ter estreado na novela “Renascer”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.artbem.com.br.

O projeto artBEM é patrocinado pela BEMISA com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Em sua terceira edição, a iniciativa visa promover bem-estar social, valorizar a memória e o patrimônio local, além de fomentar a sustentabilidade e o acesso à cultura.