Mãe de Jundiaí transforma luto em alerta sobre dependência em apostas online
Daysi Donola afirma que Lucas apresentou mudanças de comportamento após começar a apostar em 2023 e quer orientar famílias sobre prevenção e acolhimento.
Fies 2026 oferece 44,8 mil vagas no segundo semestre; inscrições começam em 14 de julho.
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Nesta edição, estão previstas 44.867 vagas, além das oportunidades que não tenham sido preenchidas anteriormente. Somados os dois processos seletivos, o Fies disponibilizará 112.168 financiamentos ao longo de 2026 para cursos presenciais de faculdades privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva do MEC.
Poderão se candidatar estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. Quem participou do exame apenas como treineiro não poderá concorrer.
Estão previstas 44.867 vagas.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O edital também estabelece renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 4.863 em 2026. A classificação considerará as notas do Enem e dará prioridade a candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil.
Metade das oportunidades será destinada ao Fies Social, modalidade voltada a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com cadastro ativo e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa — R$ 810,50 neste ano.
Os estudantes pré-selecionados nessa modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais. A renda informada será verificada por meio do CadÚnico, mas o candidato ainda precisará comparecer à comissão responsável na instituição de ensino para validar os demais dados da inscrição.
A chamada única está prevista para 30 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar os dados no sistema entre 31 de julho e 4 de agosto. Quem não for convocado inicialmente será incluído automaticamente na lista de espera, com novas pré-seleções previstas entre 7 e 24 de setembro.