Infraero assumirá a outorga e a gestão do Aeroporto Regional do Vale do Aço

A Infraero ressaltou que a oportunidade permitirá promover melhorias necessárias, como a expansão de voos, ampliação do terminal de passageiros e a concessão de hangares para a iniciativa privada

Por Matheus Valadares

02/08/2023 16h40 - Atualizado há quase 2 anos

Ficou definido em reunião realizada na tarde desta terça-feira (2), que a Infraero assumirá a outorga e a gestão do Aeroporto Regional do Vale do Aço, situado na cidade de Santana do Paraíso, Minas Gerais. 

A reunião contou com a participação de autoridades importantes, como a deputada federal Rosângela Reis (PL-MG), o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), o diretor-geral da agência metropolitana de desenvolvimento do Vale do Aço, Mauro Guimarães, o secretário de estado de Infraestrutura, Dr. Pedro Bruno, o subsecretário de transportes de Minas Gerais, Aron Dalla e o presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD).

Deputada Rosângela Reis e o prefeito Bruno Morato. Foto: Breno Veríssimo.

Da parte da Infraero, compareceram o presidente da empresa, Dr. Rogério Amado Barzellay, e o superintendente de negócios, Rodrigo Otávio Jacome. Durante o encontro, o estado de Minas Gerais concordou em devolver a outorga do aeroporto a Infraero. Como contrapartida, a empresa que já estava responsável pela gestão do aeroporto, por meio de contrato, assumirá a integralidade da gestão e se comprometeu a investir na expansão do aeroporto.

Segundo o secretário de infraestrutura de Minas, o Aeroporto Regional do Vale do Aço é um dos aeroportos com maior potencial de crescimento no estado.

“Sabemos da capacidade da Infraero em desenvolver o aeroporto regional do Vale do Aço. O Estado e o governador Zema têm um compromisso com a região e vão fazer o necessário para o desenvolvimento local. Tenho certeza que essa nova gestão vai possibilitar a modernização do aeroporto”, relatou o Secretário de Estado, Pedro Bruno.

Aeroporto Regional do Vale do Aço. Foto: Matheus Valadares/Plox

 

A Infraero, por sua vez, ressaltou que a oportunidade permitirá promover melhorias necessárias, como a expansão de voos, ampliação do terminal de passageiros e a concessão de hangares para a iniciativa privada.

“O fato da Infraero já fazer a gestão do aeroporto é um facilitador. Vamos agora trabalhar para agilizar os trâmites burocráticos e agilizar um plano de investimentos para a unidade. Sabemos que é um aeroporto com muita demanda e com a possibilidade de ter outras empresas operando”, disse o presidente da Infraero.

Rosângela Reis celebrou o acordo e reafirmou seu compromisso em destinar recursos por meio de emenda parlamentar para a compra de equipamentos para o aeroporto, contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento.

“O aeroporto do Vale do Aço é o com maior capacidade de desenvolvimento no interior de Minas. Fico feliz em ver que o nosso trabalho teve resultados. Agora, nossa luta vai ser para garantir os recursos necessários para a ampliação e a captação de novas companhias aéreas, consequentemente, deixando os preços das passagens mais acessíveis”, destacou a parlamentar.

Com essa decisão, espera-se que o Aeroporto Regional do Vale do Aço alcance um novo patamar, atraindo mais voos e passageiros, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região. A Infraero se compromete a trabalhar em conjunto com as autoridades locais para viabilizar a implementação das melhorias planejadas e tornar o aeroporto uma referência em termos de infraestrutura aeroportuária no estado de Minas Gerais.


 

Destaques