Brasil alcança produção recorde de petróleo e gás em junho
Volume diário ultrapassa 4,9 milhões de barris de óleo equivalente com alta no pré-sal, pós-sal e poços terrestres
Por Plox
02/08/2025 08h23 - Atualizado há 28 dias
O mês de junho de 2025 ficou marcado por um avanço expressivo na produção brasileira de petróleo e gás natural, conforme dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o boletim mensal publicado nesta sexta-feira (1º), o país alcançou um volume total diário de 4,9 milhões de barris de óleo equivalente (boe/d), estabelecendo um novo recorde para o setor.

Esse desempenho considerou o desempenho combinado das áreas do pré-sal, do pós-sal e dos poços localizados em terra firme. Só a produção de petróleo foi responsável por 3,757 milhões de barris por dia (bbl/d), apresentando uma elevação de 2,1% em comparação com o mês anterior e um salto de 10,1% frente ao mesmo período de 2024.
No segmento de gás natural, o crescimento também foi expressivo. Foram extraídos 181.636 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), representando uma alta de 5,4% em relação a maio e de 20,9% em comparação com o volume registrado em junho do ano passado.
O destaque vai para a produção no pré-sal, que também alcançou uma nova marca histórica. A região respondeu por 3,860 milhões de barris de óleo equivalente por dia, um aumento de 1,5% em relação ao mês anterior e 12,7% acima do registrado em junho de 2024.
\"O pré-sal segue demonstrando seu potencial e impulsionando os índices nacionais de extração de energia\", destacou o boletim da ANP
Os números reforçam a tendência de crescimento contínuo da produção energética brasileira, com o pré-sal desempenhando papel estratégico nesse cenário. A constância dos resultados mostra a maturidade operacional do setor, em especial na exploração offshore, que continua como pilar da matriz energética nacional.