Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

União Brasil decide sair do governo Lula e ameaça expulsar ministro

Partido vai se aliar ao PP e formar federação para apoiar uma candidatura em 2026

02/08/2025 às 20:52 por Redação Plox

A direção do União Brasil decidiu nesta semana que o partido vai romper com o governo Lula em setembro e entregar dois dos três ministérios que ocupa. Essa medida acontece após críticas públicas de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, à gestão petista.


Imagem Foto: Agência Senado

Atualmente, o partido controla os ministérios do Turismo, Comunicações e Integração Nacional. No entanto, apenas o ministro do Turismo, Celso Sabino, é filiado ao União Brasil. Caso ele decida permanecer no cargo como uma cota pessoal de Lula, corre o risco de ser expulso da legenda.


Frederico Siqueira, que ocupa o Ministério das Comunicações, também deve deixar o cargo. Ele não é filiado a nenhum partido, mas foi indicado diretamente pelo União Brasil, que agora quer romper com o governo. Já Waldez Góes, ministro da Integração Nacional, deve continuar, uma vez que é filiado ao PDT e mantém o cargo por influência do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que possui um forte poder de influência interna no partido.


O União Brasil, com a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados, atrás apenas do PL e do PT, tende a dificultar o apoio do governo Lula a projetos no Congresso. A saída do partido da base governista já estava prevista desde abril, quando a sigla formou uma federação com o PP, partido contrário ao governo. A federação obriga ambos os partidos a apoiarem o mesmo nome nas eleições presidenciais de 2026.


O estopim para essa decisão foi uma reportagem que trouxe à tona declarações críticas de Antonio Rueda, feitas em um evento com empresários e investidores em São Paulo.
A situação interna do União Brasil, que estava sendo construída ao longo dos últimos meses, levou à ruptura com a base aliada e à ameaça de expulsão do ministro caso ele se mantenha no cargo.

Compartilhar a notícia

Veja também
STJ autoriza registro civil com gênero neutro
POLíTICA

STJ autoriza registro civil com gênero neutro

Decisão histórica reconhece identidade de pessoa não binária, mesmo sem legislação específica

Foto: Alan Santos/PR
POLíTICA

PF encontra envelopes contendo certificados de diamantes sauditas na casa de Mauro Cid

Cid também é alvo de investigação em um inquérito que apura a entrada ilegal de joias sauditas no Brasil, em 2021

“Prefeito de Timóteo pressiona vereadores a rejeitar minhas contas por medo de me enfrentar nas eleições”, diz Douglas Wilkes
POLíTICA

“Prefeito de Timóteo pressiona vereadores a rejeitar minhas contas por medo de me enfrentar nas eleições”, diz Douglas Wilkes

Ex-prefeito sustenta que o parecer do TCEMG aprovou sua gestão de 2019

PF
POLíTICA

STF deve decidir hoje sobre adiamento das provas do concurso da PF

As provas estão previstas para serem realizadas no próximo domingo