Brasil

veículos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Novas regras para obter CNH passam a valer a partir deste mês

    As modificações acontecem após a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

    Por Plox

    02/09/2019 08h25 - Atualizado há mais de 4 anos

    Novas regras para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão a valer a partir deste mês de setembro. Dentre as mudanças, os simuladores não serão mais obrigatórios nas auto-escolas, tendo seu uso apenas como opcional e a necessidade de somente uma hora de aula prática à noite. As modificações acontecem após a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicadas no Diário Oficial da União (DOU), em junho deste ano. As mudanças começam a partir da metade se setembro.

    Com a não obrigatoriedade do simulador, foi diminuído para 5 horas/aulas práticas na categoria B e 5 horas/aulas para categoria A. No total, serão 20 horas/aulas. Porém, se a pessoa usar o simulador, serão apenas 5 horas, aula no aparelho e 15 horas no veículo.

    Foto: Divulgação/Denatran

    Novas regras passam a valer no meio deste mês-Foto: Denatran/Divulgação

    No caso das aulas à noite, “agora é exigida uma hora/aula prática durante a noite para alunos em formação para conduzir motos, carros ou ciclomotores”. No caso das ACCs (cinquentinhas), os condutores podem fazer aulas práticas e teóricas sem ir às aulas, por 12 meses. Porém, se o candidato for aprovado, as aulas são exigidas. 

    Entretanto, no Rio Grande do Sul, o simulador continuará sendo usado de maneira obrigatória nos centros de formação de condutores. Isso, por conta de um recurso do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores daquele estado (SindiCFC-RS) no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), que no final de agosto, determinou a obrigatoriedade.
     

    Atualizada às 12h02

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]