Comurg faz alerta sobre descarte de objetos cortantes e pontiagudos

Mesmo usando luvas e equipamento de proteção, profissionais continuam se ferindo

Por Plox

02/09/2021 09h05 - Atualizado há mais de 2 anos

O descarte incorreto de objetos cortantes e perfurantes, tais como pedaços de vidros, lâminas, latas, palitos de espetinhos e seringas, são responsáveis por vários acidentes com os trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Apesar do uso de luvas e demais equipamentos de proteção individual (EPI), entre os meses de julho e agosto deste ano, 22 profissionais se feriram com esses materiais.  

O trabalhador Itamar Ferreira Xavier, de 49 anos, teve corte profundo com caco de vidro e precisou ser encaminhado ao hospital onde foi submetido a uma sutura, levou 16 pontos, e foi afastado do trabalho por uma semana.

 

Foto: Divulgação



A companhia alerta que as tampas das latas de conserva oferecem riscos, pois são verdadeiras facas. A recomendação é dobrá-las para dentro, assim as serrilhas estarão protegidas pelas próprias latas.  As seringas também são uma grande preocupação, pois podem contaminar os coletores com doenças transmissíveis.



Dicas para o descarte correto

Lâmpadas, copos, louças dentre outros: devem ser enrolados em jornal, revista, papelão ou ainda serem colocados, caso estejam já em pedaços, dentro de uma garrafa pet, que pode ser cortada ao meio. Coloque o material dentro, passe uma fita crepe para lacrar e certifique que os objetos não serão lançados fora do recipiente.

Ao jogar pregos, parafusos, lascas de madeira e/ou objetos pontiagudos como palitos de espetinhos no saco de lixo, coloque-os em latas, embalagens plásticas (pet) ou embrulhe-os em grandes volumes de jornal.

"São práticas simples que ajudam a evitar esse tipo de acidente, que além de colocar a vida do nosso colaborador em risco, causa um grande prejuízo para a Companhia, já que essa pessoa ficará afastada do serviço", enfatiza o presidente da Comurg, Alex Gama.

 


 

Destaques