Adolescente é acusado de matar o irmão de 2 anos e deixar bilhete ao lado do corpo
O suspeito fugiu após o crime, mas foi localizado pela polícia
Por Plox
02/09/2021 13h27 - Atualizado há quase 4 anos
Uma criança de 2 anos foi encontrada morta em sua casa pela própria mãe, na tarde dessa quarta-feira (1) em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O irmão de 14 anos teve a autoria confirmada pela promotora de Justiça Reinalda Palacios. Ele fugiu após o crime, mas foi encontrado pela polícia na manhã desta quinta (2).
Segundo as informações da imprensa local, a mãe saiu de casa às 7h para trabalhar e deixou o menino aos cuidados do seu irmão. Ela retornou no fim da tarde, às 17h, quando encontrou o corpo do filho sobre uma cama coberto com um lençol branco, ao lado de um bilhete.

Na sequência, a mãe levou a criança até o Hospital Regional Pedro Juan Caballero, onde o médico legista informou que o menino morreu entre 13h e 14h e a causa da morte pode ter sido uma asfixia mecânica realizada por outra pessoa (apesar que não há indícios de que as mãos foram usadas para sufocá-la) ou acidente. Não foram encontrados ferimentos externos ou sinais de abuso sexual.
“Ele não tem ferimento por enforcamento ou estrangulamento, é uma sufocação que pode ser compressão, a criança às vezes brinca de comprimir e desmaiar, tinha sufocamento, um travesseiro, um plástico, algo assim que obstrui as vias aéreas” explicou o médico Marcos Prieto.
O bilhete
Sobre o bilhete escrito em espanhol, encontrado ao lado do corpo, em português significa "Sinto muito. Seu filho viu o que não devia e estamos com seu filho maior”. A promotora pública Reinalda Palacios, em entrevista à imprensa paraguaia, disse que o adolescente está em estado de choque.
Ainda segundo a promotora, a morte pode ter sido causada durante uma brincadeira entre os irmãos e a criança pode ter se sufocado acidentalmente. Segundo ela, ficou comprovado que o bilhete foi escrito pelo adolescente.
Imagens de uma câmera de segurança mostram o adolescente alugando uma bicicleta. Horas depois ela foi encontrada abandonada. O irmão foi levado para a sede da Polícia Nacional, no Bairro Jardim Aurora. Ainda não há informações sobre o local onde ele foi detido. A caligrafia do mesmo foi confirmada após o adolescente ter apreendido o caderno.
(Matéria atualizada 14h34)