Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Agentes de segurança de Betim se capacitam em Libras para inclusão de surdos

    Parceria com a Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência visa melhorar a comunicação com cidadãos surdos.

    Por Plox

    02/09/2023 15h59 - Atualizado há 6 meses

    Agentes de segurança pública em Betim, pertencente à região metropolitana de BH, estão se capacitando na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa engloba 20 profissionais, sendo metade deles da Superintendência de Defesa Civil e a outra metade da Guarda Municipal. Esta formação é resultado de uma colaboração com a Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência (Caapd), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

     

    Foto: Foto ilustrativa | Freepik

    Segundo declarações da prefeitura, o programa tem como meta garantir a inclusão de indivíduos surdos nas operações desenvolvidas pelas forças de segurança locais. Além disso, visa "ampliar a eficiência do trabalho das equipes em benefício de todo o público".

     

    Conteúdo do Treinamento

    Os participantes estão sendo instruídos, primeiramente, em saudações, introduções e expressões rotineiramente usadas em seus respectivos campos de atuação. Ainda, são ensinados sinais específicos para tranquilizar e guiar cidadãos com deficiência auditiva em situações de prevenção, socorro e assistência.

    Em relação ao propósito desta formação, Suellen Reis, superintendente de Defesa Civil, expressou: “A oficina busca expandir o suporte ao público com deficiência auditiva em Betim. Para tal, é fundamental que nossos agentes estejam aptos a se comunicar de forma eficaz e fornecer assistência com o mesmo padrão de qualidade a todos os residentes".

     

    Detalhes e Expectativas da Capacitação

    Com um total de sete sessões de três horas cada, a capacitação está prevista para ser finalizada em 14 de setembro. Todos os agentes que participarem receberão certificados ao término. Existe ainda a perspectiva de que esse treinamento seja expandido, com o intuito de beneficiar mais servidores públicos.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]