Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Crescimento de migração familiar na fronteira dos EUA de forma ilegal bate recorde

    Em meio a alterações nas políticas de imigração, EUA vê aumento de 30% nas detenções em comparação a julho

    Por Plox

    02/09/2023 08h45 - Atualizado há 6 meses

    O mês de agosto presenciou um recorde no número de migrantes tentando adentrar os Estados Unidos pela fronteira com o México acompanhados de familiares. Estima-se que, somente nesse período, "ao menos 91 mil migrantes" fizeram essa tentativa, superando o anterior recorde de 84,4 mil em maio de 2019 durante o mandato de Donald Trump.

    O total de migrantes detidos na fronteira em agosto ultrapassou a marca de 177 mil, uma elevação significativa de mais de 30% em relação a julho. Em comparação, julho já havia visto um crescimento de cerca de 30% em relação a junho.

     

     

     

     

    Foto:; Agência Brasil

    Políticas de imigração sob Biden

    Com a assunção de Joe Biden à presidência dos EUA, muitos acreditavam que haveria uma abordagem mais compassiva em relação à imigração. Entretanto, enquanto o presidente democrata manteve algumas políticas de Trump, também foram instauradas novas regras para dificultar a entrada de indivíduos em situação irregular. Uma norma atual declara que qualquer migrante que tente entrar ilegalmente - sem os documentos adequados e fora dos canais oficiais - é "automaticamente considerado inelegível para concessão de asilo."

    Erin Heeter, representante do Departamento de Segurança Interna dos EUA, comentou sobre os esforços do governo em desacelerar as entradas irregulares. Segundo ela, "os EUA veem fluxos e refluxos sazonais de imigrantes e traficantes de pessoas que usam a desinformação para encorajar o movimento pela fronteira". Heeter ainda revelou que o governo intensificou as deportações em agosto, repatriando mais de "17 mil pais e filhos que cruzaram a fronteira em um grupo familiar".

     

    Debate político sobre imigração

    A imigração tornou-se um ponto focal nas campanhas eleitorais dos EUA, especialmente desde que Trump prometeu construir um muro na fronteira. Greg Abbott, governador republicano do Texas, criticou Biden por, em sua visão, abrir as fronteiras do país.

    O tópico também teve destaque no debate presidencial republicano, onde houve consenso sobre a necessidade de fortalecer as políticas de imigração. Como destacou Vivek Ramaswamy, filho de imigrantes indianos e um dos principais candidatos no debate, "uma fronteira aberta não é uma fronteira".

    Fonte: IMIGRAÇÃO Número de famílias que cruzam fronteira dos EUA de forma ilegal bate recorde
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]