Evento em Timóteo reúne 600 profissionais da educação com foco em saúde mental

Ação promovida pela Fundação Aperam Acesita buscou valorizar auxiliares educacionais e estimular o autocuidado

Por Plox

02/09/2025 10h13 - Atualizado há cerca de 12 horas

Durante uma semana inteira, o Centro de Educação Ambiental da Aperam – o Oikós, em Timóteo, foi palco de um grande encontro voltado à valorização dos profissionais que atuam nas escolas públicas da região. Realizado entre os dias 25 e 29 de agosto, o evento contou com a presença de aproximadamente 600 auxiliares de serviços educacionais das cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano.


Imagem Foto: Divulgação


A iniciativa, promovida pela Fundação Aperam Acesita, faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade da Educação e teve o apoio de importantes instituições parceiras, como a Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, a Governança Educacional de Coronel Fabriciano e a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE).


Imagem Foto: Divulgação


Com o tema "Quem cuida da mente, cuida da vida", a palestra ministrada por Jocilane Fideles trouxe à tona discussões essenciais sobre saúde mental e bem-estar. A personagem “Milu Bitencur” também marcou presença, levando leveza e descontração ao público, com mensagens voltadas à autoestima, autovalorização e ao autocuidado.

Imagem Foto: Divulgação


A proposta do encontro foi oferecer aos profissionais momentos de troca, aprendizado e reflexão fora do ambiente escolar. “Esse evento é um marco no calendário do Programa de Melhoria da Qualidade da Educação, uma vez que propicia momentos de reflexão para os servidores em um espaço diferente do ambiente escolar e traz temas para despertar melhorias na vida pessoal, que consequentemente refletem na vida profissional”, explicou Flávia Souza, coordenadora de projetos da Fundação Aperam.


Imagem Foto: Divulgação


O evento também teve presença institucional marcante, com a participação do prefeito de Timóteo, Vitor Prado, do vice-prefeito Marcelo Martins, e do prefeito de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca, reforçando o apoio das gestões municipais à valorização da educação.

Imagem Foto: Divulgação


Para muitos, a experiência foi transformadora. Valtiza Maria Matos, auxiliar de cozinha do CEMEI Serra Azul, participou pela primeira vez e relatou:

“A palestra mexeu muito comigo. Aprendi formas de ter convívio familiar melhor, a entender mais as pessoas, mas não viver os problemas delas”


.

Léia Costa, auxiliar de serviços gerais da UMEI Angélica Araújo Costa, no bairro Bela Vista, também saiu emocionada.

“Que tema maravilhoso. Sempre é bom inovar e participar de atividades em outros locais, principalmente tão belo e no meio da natureza, como o Oikós. Foi muito especial resgatar a nossa infância e poder refletir no que posso mudar com minhas filhas”, afirmou.


Além do encontro com os auxiliares, a semana também foi marcada por uma homenagem aos pedagogos. Em celebração ao Dia do Pedagogo, comemorado em 22 de agosto, a Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Sebrae Minas e a Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, organizou uma palestra no Lions Clube da cidade.


A atividade reuniu cerca de 50 pedagogos das redes municipal e estadual, que puderam acompanhar a apresentação da neuropsicopedagoga, mentora e escritora Daniela Soares.

Com o tema “Método Afetar na Prática”, o conteúdo abordou como o afeto pode ser uma ferramenta poderosa na inclusão e no processo de aprendizagem, provocando novas reflexões sobre o papel do educador em sala de aula.




A semana, repleta de atividades formativas e emocionais, reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a formação humana e profissional dos trabalhadores da educação pública.


Destaques