Michelle Bolsonaro acompanha julgamento do marido na sede do PL
Ex-primeira-dama se une à cúpula do partido enquanto julgamento por tentativa de golpe tem início no STF
Por Plox
02/09/2025 11h27 - Atualizado há 2 dias
Na manhã desta terça-feira (2), enquanto o Supremo Tribunal Federal dava início ao julgamento que pode levar Jair Bolsonaro a cumprir até 40 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, Michelle Bolsonaro optou por não permanecer ao lado do marido.

A ex-primeira-dama seguiu para a sede nacional do PL, onde se reuniu com o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e outros integrantes da alta cúpula do partido. A presença dela no local foi interpretada por aliados como um gesto simbólico de união e resistência, contrapondo-se ao cenário de isolamento vivido pelo ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
Enquanto Michelle se movimentava no ambiente político, Jair Bolsonaro permaneceu em casa, em um condomínio em Brasília, acompanhado dos filhos Carlos e Jair Renan. Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, essa divisão de espaços mostra também uma estratégia de articulação política do partido, que se mobiliza nos bastidores.
A sessão da Primeira Turma do STF foi aberta com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, que resumiu a ação penal envolvendo o ex-presidente e outros sete réus. Estão no mesmo processo: o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, que chefiou o GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.
Durante a abertura do julgamento, Moraes foi enfático ao afirmar que
'Impunidade, omissão e covardia não são opções para pacificar o país'
, e garantiu que o STF não cederá a qualquer tipo de pressão ou coação externa. O julgamento segue acompanhado de forte expectativa política e jurídica em todo o país.