Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Nova fórmula da gasolina reduz preço, mas exige mais paradas nos postos

Mistura com maior proporção de etanol anidro torna combustível mais barato, porém com rendimento menor; técnicos alertam motoristas sobre cuidados necessários

02/09/2025 às 12:02 por Redação Plox

Com a chegada de uma nova composição da gasolina aos postos brasileiros, motoristas devem se adaptar a mudanças que vão além do valor na bomba. A proporção de etanol anidro misturado ao combustível subiu de 27% para 30%, uma alteração que já gerou reflexos diretos no bolso do consumidor.


Imagem Foto: FREPIK

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, o litro da gasolina apresentou uma redução média de R$ 0,23 em agosto, conforme apontou o levantamento do site Mercado Mineiro. No entanto, apesar do alívio no preço, especialistas advertem: será necessário reabastecer com maior frequência. Isso porque o etanol, mesmo em menor quantidade, queima mais rápido que a gasolina pura, o que diminui a autonomia dos veículos.


Segundo o técnico eletromecânico Marlon Marçal, não há riscos mecânicos para veículos flex com essa nova fórmula. "Todos os carros flex fabricados no Brasil são projetados para funcionar com qualquer proporção entre gasolina e etanol", esclarece.
"O problema está no consumo: o motorista vai precisar abastecer mais vezes porque o etanol se dissipa mais rápido\

, completou.

Marçal também fez um alerta importante sobre a qualidade do combustível. Ele acredita que a fiscalização ainda é falha. “A ANP não acompanha isso de perto e o consumidor acaba à mercê dos postos. O mais seguro é usar gasolina comum e, se quiser, adicionar o aditivo por conta própria”, orienta. Entre os sinais de que o combustível pode estar adulterado, ele cita a luz de injeção acesa, perda de potência, falhas no motor e até vibrações no volante.


O impacto pode ser diferente para veículos mais antigos ou importados que utilizam exclusivamente gasolina, de acordo com o engenheiro mecânico e professor do CEFET-MG, Paulo Barbieri. Ele explica que, nesses casos, a nova composição pode prejudicar o funcionamento. “Para os carros flex, não há problema algum. Inclusive, pode haver um leve ganho de potência, já que o etanol tende a oferecer melhor desempenho. Mas os motores que rodam apenas com gasolina podem ser afetados negativamente”, ressaltou.


Para Barbieri, a medida governamental tem pontos positivos importantes. Além de reduzir o preço final ao consumidor, por utilizar um insumo de produção nacional e mais barato, a maior presença de etanol também colabora com o meio ambiente. “O etanol é um biocombustível e, portanto, polui menos”, avaliou.


Outro efeito da mudança foi tornar o abastecimento com etanol hidratado novamente mais vantajoso do ponto de vista financeiro em Belo Horizonte e nas cidades próximas. A nova proporção favoreceu a competitividade do etanol nos postos, ampliando as opções do consumidor na hora de escolher o combustível.


Para os motoristas, a recomendação é ficar atento tanto ao rendimento quanto à procedência do combustível escolhido, garantindo não só economia, mas também segurança e desempenho do veículo.


Compartilhar a notícia

Veja também
Governo veta mais marcas de azeite por fraude
ECONOMIA

Governo veta mais marcas de azeite por fraude

Já são 38 marcas proibidas desde 2024 por conterem óleos não declarados na composição, segundo MAPA e Anvisa

Maioria dos brasileiros prefere trabalho autônomo à CLT, aponta Datafolha
ECONOMIA

Maioria dos brasileiros prefere trabalho autônomo à CLT, aponta Datafolha

Pesquisa revela que 59% dos entrevistados optam por trabalhar por conta própria, enquanto 39% preferem emprego com carteira assinada

Ricardo Stuckert/PR
ECONOMIA

Lula sugere programa para facilitar compra de eletrodomésticos: 'Tem que baratear'

A sugestão vem logo após o programa de concessão de R$ 1,5 bilhão à indústria automobilística

ECONOMIA

Após aumento de tarifas nos EUA, setor do aço no Brasil pede retomada de acordo de 2018

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conversou com jornalistas nesta terça-feira (11) após a reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), no Palácio do Planalto

para você
carolnakamura.jpg
FAMOSOS

Carol Nakamura posa de biquíni e mostra tatuagem escondida

zema.jpg
POLíTICA

Zema entrega 30 leitos de UTI para tratamento do coronavírus em Betim

Parceria do Governo de Minas com prefeitura possibilita aumento da oferta de atendimento contra a pandemia na macrorregião Centro

Reprodução/ Instagram
FAMOSOS

Revelações da família de Leonardo: conheça seus filhos e as histórias por trás das redes sociais

Conheça a família do cantor sertanejo Leonardo: filhos, noras e relacionamentos marcantes

Cachorro foge para creche  em Vila Velha-ES
GERAL

Cachorro foge de tutor e aparece “batendo na porta” de “creche” para cães; veja o vídeo

Segundo o tutor, o cão fugiu no começo da noite e, no outro dia pela manhã, foi informado pela “creche” que o animal estava lá