Fala de Lula sobre garis repercute após acusação de desrespeito nas redes

Vídeo divulgado por Flávio Bolsonaro omite trecho em que o presidente classifica a limpeza urbana como essencial, segundo o UOL Confere.

02/09/2026 às 08:24 por Redação Plox

Um trecho do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre garis ganhou repercussão nas redes sociais após ser usado por adversários políticos para acusá-lo de desrespeitar a categoria. A declaração foi feita no sábado (29), durante o ato “Mulheres com Lula”, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A gravação completa, porém, mostra que, logo depois do trecho criticado, Lula ressaltou a importância dos trabalhadores da limpeza urbana e falou sobre a invisibilidade social da população mais pobre.

Lula participou do evento 'Mulheres com Lula' em BH

Foto: Reprodução/FRAME VIDEO

Na parte que circulou nas redes, Lula afirmou que a atividade de quem recolhe lixo seria uma “profissão muito pobre” e disse que não teria o mesmo reconhecimento social de carreiras como medicina e engenharia. O senador Flávio Bolsonaro (PL) divulgou o trecho e acusou o presidente de “humilhar os garis”.

Trecho seguinte muda o contexto da declaração

A continuação do discurso, omitida em parte das publicações que viralizaram, mostra Lula dizendo que os profissionais da limpeza exercem um trabalho essencial. O presidente argumentou que, caso o lixo deixasse de ser recolhido durante uma semana, pessoas que normalmente não percebem esses trabalhadores passariam a enxergar a importância do serviço.

Na sequência, Lula associou o exemplo à desigualdade social.

O pobre é tratado como se fosse invisível

A checagem publicada pelo UOL Confere classificou como enganosa a interpretação de que o discurso completo representaria apenas um ataque ou menosprezo aos garis, justamente porque os vídeos usados nas críticas interrompem a fala antes dessa contextualização.

O presidente prosseguiu defendendo o acesso à educação como caminho para melhorar emprego e renda e afirmou que o Estado deve garantir igualdade de oportunidades, citando como exemplo a possibilidade de filhos de trabalhadores disputarem vagas universitárias em condições semelhantes às de famílias de maior renda.

A declaração ocorreu durante um ato de campanha voltado ao público feminino, realizado no Centro de Belo Horizonte. O evento teve a participação de Lula, da primeira-dama Janja Lula da Silva e de candidatas e lideranças políticas de Minas Gerais e de outros estados.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a