Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    SUS começa a fazer cirurgia para tratar Mal de Parkinson

    Apesar de já ser realizado em convênios privados por cerca de R$ 100 mil, o procedimento é inédito pelo SUS, feito gratuitamente

    Por Plox

    02/10/2019 10h03 - Atualizado há cerca de 2 anos

    O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou a primeira cirurgia gratuita de estimulação cerebral profunda, indicada para tratar o Mal de Parkinson e problemas de movimento. Apesar de já ser realizado em convênios privados por cerca de R$ 100 mil, o procedimento é inédito pelo SUS, feito gratuitamente. A cirurgia foi feita na última quinta-feira, 26 de setembro, no Hospital PUC-Campinas.

    O método é conhecido como DBS, que em inglês é Deep Brain Stimulation, e a beneficiada foi uma mulher de 55 anos. Quem atuou na cirurgia foram os  neurocirurgiões Carlos Melro, Juliana Zuiani e o residente Mateus Deltreggia.

    Cirurgia para Parkinson passa a ser oferecida no SUS Hypeness

    Foto: Divulgação/Imagem Ilustrativa

    O trabalho durou quatro horas e a recuperação da cirurgia deve ser de aproximadamente 15 dias, quando a paciente voltará à unidade para fazer a ligação dos eletrodos, o que já devolverá a mobilidade e bem estar da mulher, segundo os especialistas. Carlos Melro afirma que “andar sem ajuda de andador, controle dos sintomas motores, independência e redução dos medicamentos, são alguns dos resultados da cirurgia”. O Hospital PUC-Campinas fará as cirurgias como parte da assistência da unidade, sob a administração do SUS.
    A equipe do Hospital PUC de Campinas

    Equipe que realizou a cirurgia em Campinas-Foto: Divulgação

     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]