Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Bolsonaro diz que “interesse” dos países na Amazônia “não é no índio, nem na árvore, é no minério"

    Representantes da Coomigasp aguardavam pela presença do presidente desde cedo e foram atendidos por ele

    Por Plox

    02/10/2019 10h23 - Atualizado há cerca de 2 anos

    O presidente Jair Bolsonaro disse a um grupo de garimpeiros que o esperava no Palácio do Planalto ontem, 1º de outubro, que enviará as Forças Armadas para a região de Serra Pelada (PA), para garantir a exploração mineral, caso houver uma lei que assegure a ação. "Tenho que cumprir a lei. Digo para vocês, se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá. Não vou prometer para vocês porque não posso".

    Ele novamente criticou os países que têm demonstrado interesse na floresta Amazônica, explicitado principalmente após as queimadas do mês passado: "O interesse na Amazônia não é no índio e nem na p***a da árvore, é no minério".

    Bolsonaro

    Bolsonaro falou a garimpeiros na entrada do Planalto- Foto: Presidência da República

    Representantes da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) aguardavam pela presença do presidente desde cedo e foram atendidos por ele. Bolsonaro falou ao grupo por cerca de 10 minutos do lado de fora da residência oficial. "Esse é um país que é roubado há 500 anos. A gente conhece o potencial mineral do Brasil. Eu sei como a Vale do Rio Doce abocanhou, no governo FHC [Fernando Henrique Cardoso], o direito mineral no Brasil. Um crime, um crime o que aconteceu", argumentou o presidente, após os garimpeiros reclamarem que a Vale explora material na região.

    O presidente também demonstrou preocupação com os trabalhadores de garimpos e disse que “está aí o mundo falando e muitas vezes criticando garimpeiros. É uma covardia que fazem com o meio ambiente de vários países do mundo. Faz aqui dentro do Brasil, ninguém toca no assunto porque a propina, pelo que parece, corre solta". Segundo a Vale informou, a empresa não atua em Serra Pelada e cedeu a área de jazida à Coomigasp em 2007. 

    Por fim, Bolsonaro informou que pediu ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), para ajudar os garimpeiros junto à Agência Brasileira de Mineração (ANM).
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]